Deficiente visual arapiraquense é destaque na carreira judiciária no Mato Grosso
Genival foi aluno do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho, onde foi alfabetizado entre os anos de 1990 e 1992.
Em 1990, o Colégio Cenecista Nossa Senhora Bom Conselho, em Arapiraca, dirigido, na época, pelo prefeito Rogério Teófilo e seu pai, Moacir, cedeu o espaço de uma sala comum, que atenderia 60 alunos do 7º ano, para um grupo de cinco jovens deficientes visuais se alfabetizarem.
Conhecida como “granja”, por conta de umas aberturas para ventilação, a sala especial ou de recurso, como preferir, contava com uma professora especializada em Braille, que além de lecionar as matérias da grade curricular, ensinava sobre locomoção, mobilidade e fornecia todo o apoio necessário para os alunos. Genival Barbosa Silva, 45 anos, estava entre eles.
Alfabetizado entre os anos de 1990 e 1992, graças a sala especial, Genival considerou a atitude de Moacir e Rogério, ousada. “Para o colégio foi prejuízo, visto que deixou de atender alunos comuns”, disse ele. “Mas eles não pensaram duas vezes em dar essa oportunidade e ceder o espaço do colégio, que seria ocupado por alunos do 7º ano, para atender estudantes do estado, que não gerariam renda nenhuma”, completou.
Formado no ano de 2006 em Direito pelo Cesmac, campus Arapiraca, Genival passou em cinco concursos públicos, sendo um estadual e quatro federais. Hoje, ele mora na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, onde trabalha como analista do Tribunal Regional do Trabalho desde os seus 40 anos.
De recesso judiciário, o arapiraquense reservou algumas horinhas das suas férias para fazer uma visita ao prefeito, na manhã desta terça-feira (02), no Centro Administrativo. “Fiz questão de vir até aqui agradecer o esforço do Rogério e seu pai por investirem e acreditarem em nós”, disse ele. “Eu reconheço e peço que agora como prefeito, ele faça ainda mais”, completou.
O prefeito disse que em nenhum momento o colégio levou prejuízo, muito pelo contrário. “Foi investimento”, garantiu Rogério. “O diferencial do Colégio Bom Conselho é justamente esse, realizar um trabalho responsável, social, justo e merecedor. Eu me realizo e me animo ao construir o bem e cooperar com uma sociedade mais democrática”.
“Genival é um exemplo para Arapiraca e para o Brasil”, finalizou o prefeito Rogério Teófilo.