12 de janeiro de 2018

“Convivendo com as Diferenças” é tema da 5ª Mostra Literária e Artística de escola municipal

MOSTRA 1

Foto de Lucas Ferreira.

Projeto incentiva o hábito da leitura através da exploração, manuseio e comparação de diversas tipologias textuais

A Escola Municipal Clodoaldo Pedro da Silva, localizada no Povoado Flexeiras, zona rural de Arapiraca, promoveu, nesta sexta-feira (12), para toda a comunidade, a 5ª Mostra Literária e Artística. Com o tema “Convivendo com as Diferenças”, alunos da educação infantil até o 5º ano expuseram trabalhos de pintura, escrita, musical, mosaico, entre outros, e fizeram uma apresentação cultural e de dança, favorecendo a expressão oral e escrita e a apreciação da arte por parte dos estudantes.

Lucas FerreiraMOSTRA

Com os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo, a Mostra teve o objetivo de discutir racismo, preconceito e as deficiências físicas e mentais através das obras de artistas nacionais (alguns deles conhecidos fora do Brasil) e estaduais, como Romero Brito, Ademir Martins, Gustavo Rosa, Ilda Moura, Tarsila do Amaral, Ismael Pereira, Paulo Caldas, Marcelo Mascaro e Eliane Rocha. Inclusive, alguns desses artistas ministraram oficinas para os alunos, dando assim veracidade ao que estava sendo produzido em sala de aula.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

Para a coordenadora pedagógica da Escola, Maria de Lourdes Félix, a disciplina Artes, que inclusive é incentivada pelo Ministério da Educação, através do caderno seis da formação continuada PNAIC, garante o desenvolvimento comportamental das crianças, traduz sentimentos e emoções, trabalha a coordenação motora e descobre talentos.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

“A partir da disciplina, é perceptível mudanças de atitudes, todas elas positivas, nos alunos”, completou a coordenadora, que ao lado da diretora Maria Leônia da Silva e da supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Janeclésia Vieira, comemora o sucesso da Mostra. “Conseguimos, através do projeto, incentivar o hábito da leitura através da exploração, manuseio e comparação de diversas tipologias textuais”, finalizou.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.