Comunidades indígenas e quilombolas conhecerão o sistema solar através do planetário móvel
Ver de pertinho planetas, estrelas, cometas e outros fenômenos que acontecem fora do ambiente da terra é um momento emocionante para muitas crianças e adultos. Este ano, crianças indígenas e quilombolas poderão vivenciar essa experiência por meio de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca.
A secretária municipal de Educação, Mônica Leônia Pessoa, afirma que levar esse conteúdo sobre o universo astronômico até essas comunidades será possível através da unidade móvel do planetário. O projeto desenvolvido pela equipe do Planetário e Casa de Ciência será implantado durante o ano letivo de 2018.
A estrutura do planetário móvel é composta por uma cúpula de lona que tem capacidade para setenta pessoas. “Na cúpula as crianças vão observar com imagens aproximadas estrelas, planetas, nebulosas. Além de assistirem um filme sobre a formação do sistema solar”, contou.
Ações
De acordo com o diretor do Planetário e Casa de Ciência de Arapiraca, Ismael Nunes, no período de junho a dezembro de 2017, o local teve a visitação de 105 escolas da rede pública e privada, além da realização de 97 eventos no auditório.
O Planetário e Casa de Ciência de Arapiraca funciona de segunda a sexta, das 8h às 12 e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.