29 de janeiro de 2018

Clima de paz no pré-Carnaval: famílias ocupam o Bosque em mais uma festa a céu aberto

IMG_9902

Muita irreverência nas fantasias durante o Folia de Rua (Fotos: Genival Silva e Samuel Alves)

Umas das marcas-vivas desta atual gestão é o congraçamento entre os cidadãos arapiraquenses, onde o ambiente físico vira palco para as mais variadas manifestações dos nossos sentimentos.

Foi assim durante todo o ano passado, com a Festa da Padroeira, o “São João: Arapiraca Virou Xodó”, o Natal em Família e o Show da Virada no Réveillon.

Agora, a dose – sempre com parcimônia e à medida em que as coisas vão avançando como devem ser – está sendo repetida no segundo ano do mandato do prefeito Rogério Teófilo.

De forma inédita, o Folia de Rua levou para a avenida a alegria e, sobretudo, a disposição de uma turma que não saía no pré-Carnaval há mais de 30 anos: na linha de frente, logo atrás do abre-alas maceioense do Pinto da Madrugada, quatro blocos antigos rememoraram os tempos idos se fazendo presente no agora.

IMG_0213

Famílias foram caracterizadas para as prévias (Fotos: Genival Silva e Samuel Alves)

Zum Zum, Tengo Tengo, A Pinta e Bandinha do Dedé deram um show de carisma nas principais ruas do Bosque das Arapiracas, neste sábado (27), durante a 14ª edição do evento organizado pela Liga dos Blocos de Arapiraca (LBA), com o apoio da Prefeitura.

O que mais se viam eram as famílias de novo tomando os espaços públicos. “Esta é a nossa meta enquanto gestores. E estas festas, em específico, são o nosso termômetro social. É muito lindo ver novamente pais, mães, filhos, filhas e até netos abraçando este novo momento que Arapiraca hoje vive. Não estamos falando de algo para o futuro, mas de algo que já está sendo resgatado. A autoestima dos arapiraquenses hoje está voltando a tomar forma”, diz o prefeito Rogério Teófilo, que entrou na folia ao lado da primeira-dama, a pediatra Lúcia Cajueiro.

Na passarela do frevo, quem também fez bonito foram a vice-prefeita Fabiana Pessoa e o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto, muito animados com o resultado.

IMG_0230

A vice Fabiana Pessoa curtindo a festa ao lado de seu esposo, o deputado estadual Severino Pessoa (Fotos: Genival Silva e Samuel Alves)

Retomada

No dia anterior, sexta-feira (26), houve outra retomada no Mercado do Artesanato, que pelo segundo ano consecutivo realizou a votação e escolha da Rainha do Carnaval 2018. As torcidas dos 13 blocos envolvidos estavam lá e fizeram um grande auê (veja aqui).

Já no domingo (28), o Bosque foi novamente tomado pelos foliões, desta vez relembrando os tempos de Micaraca – a micareta que aconteceria na cidade nas décadas de 1990 e 2000 – com um trio elétrico puxando o povo no ritmo da axé music.

Todo esse envolvimento pôde ser realizado com total êxito e segurança por conta das equipes ostensivas da Força Tarefa (usando até helicóptero em suas incursões), 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária (no âmbito da segurança alimentar), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e guarda municipal, onde não foi registrado nenhum grave incidente.