SMTT reúne integrantes do PSVM para balanço das ações de trânsito em Arapiraca
Os integrantes do Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) se reuniram na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), na manhã desta terça-feira (19), para um balanço das ações de trânsito no município. Além do coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente da PM Emanuel Costa.
O superintendente da SMTT, Jodelmir Pereira de Souza, com a presença dos gerentes dos setores do órgão, apresentou a gestão da pasta a respeito das ações para melhorar o trânsito no município.
“Temos uma demanda muito grande e estamos trabalhando para avançar nossas políticas de ações educativas para melhorar o trânsito em Arapiraca e, cada vez mais, diminuirmos os índices de acidentes de trânsito, em especial os que envolvem motociclistas”, afirmou Jodelmir de Souza, que ressaltou a parceria da SMTT com o Hospital de Emergência do Agreste (HE), o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Salvar Vidas no Trânsito”. Com este objetivo, o coordenador de Segurança do Trânsito do Detran/AL e conselheiro estadual de Trânsito, Antônio Monteiro, apresentou os projetos que foram realizados ao longo deste ano de 2017 que contribuíram para salvar vidas em Alagoas e no interior do estado com ênfase a Arapiraca.
“Nosso trabalho à frente do PSVM é dar apoio às SMTT’s e fazer um trabalho voltado para a redução de acidentes de trânsito com motociclistas, o que temos conseguido com a participação de todos os parceiros do programa”, frisou Antônio Monteiro.
Ele informou que, recentemente, ao fazer parte do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) também passou a fazer parte de um grupo de trabalho que estuda os convênios com as SMTT’s para fortalecer as ações de trânsito no interior.
Ações integradas
A analista do Detran/AL., Edira Soares, agradeceu o apoio de todos os parceiros na realização do PSVM em 2017 em Arapiraca e apresentado ao prefeito Rogério Teófilo em 23 de fevereiro e que participou da última de ações na cidade.
Edira Soares destacou as ações integradas entre os parceiros par a redução de acidentes de trânsito com motociclistas, objetivo principal do PSVM. Como os fatores de risco: álcool, velocidade, infraestrutura. E os condutores de risco: menores que conduzem motocicletas, inabilitados (pessoas que não possuem Carteira Nacional de Habilitação – CNH), entre outros exemplos.
Segundo a analista do Detran/AL, dentro do mapa de ações este ano, o PSVM juntamente com a equipe de Educação para o Trânsito do Detran (Edutran), a Gerência de Educação para o Trânsito da SMTT (GET) e a Secretaria Municipal de Saúde com o programa Promoção à Saúde, contribuíram para a realização de palestras em 15 escolas da rede estadual, atingindo 2.873 alunos, com o apoio da 5ª Gerência Estadual de Educação (5ª GERE).
“No total tivemos a participação de mais de oito mil alunos e vamos expandir as ações para as escolas municipais e privadas, que também estão dentro do cronograma do programa e todos os palestrantes vão receber um certificado pela adesão ao trabalho, mencionando a rastegue: #MinhaEscolhaFazaDiferença”, disse.
“Vamos fortalecer as ações do PSVM na zona rural de Arapiraca, nas escolas, nas empresas com campanhas educativas e ações de ruas”, concluiu Edira Soares.