29 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Serviços públicos garante economia mensal de R$15 mil no Mercado Municipal

Lucas FerreiraSecretária apontou que houve economia de R$15 mil mensal com a aquisição das bombas do poço artesiano do Mercado Público

Secretária apontou que houve economia de R$15 mil mensais com a aquisição das  boias do poço artesiano do Mercado Público

Um ano de bastante realizações dentro da nova conjunta da Administração Pública Municipal, e buscando atender aos anseios da população, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem ido à raiz dos problemas para saneá-los.

Dentro da realidade identificada pela atual gestão, muitos foram desafios encontrados dentro das cinco pastas que englobam a secretaria, entre as quais destacam-se a iluminação pública e a limpeza urbana, porém, sem esquecer da segurança pública, mercados e feiras, e manutenção de cemitérios.

Para responder as perguntas da retrospectiva 2017, a secretária Vanessa Sampaio explanou todas as ações elaboradas pela sua pasta durante este primeiro ano de gestão do prefeito Rogério Teófilo.

Confira toda a entrevista:

Iluminação

1 – Quais foram os maiores desafios encontrados?

Ao assumirmos a pasta nosso maior desafio nos três primeiros meses foi a enorme demanda de solicitações dos munícipes em relação a pouca e até ausência de iluminação em diversos bairros da cidade. Assim, criamos uma rota otimizada de atendimentos às solicitações feitas através do nosso Call Center.

Um dos grandes desafios atravessados por nós foi o atípico inverno deste ano que ocasionou em queimas de lâmpadas e reatores com maior facilidade, sem falar que o material que encontramos em estoque, adquirido pela antiga gestão, não possuía qualidade adequada.

2 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano.

Realizamos um mutirão para atender às comunidades rurais, contactando as associação para nos auxiliar no mapeamento dos postes que necessitavam de manutenção. Realizamos também um levantamento dos bairros mais críticos, priorizando os que apresentavam os maiores índices de violência e maior vulnerabilidade social.

Tivemos a aquisição de veículos para rodas, realizamos cursos de capacitação como os da NR 10, norma regulamentadora referente à segurança em instalações e serviços de eletricidade, e a NR 35, norma regulamentadora referente ao Trabalho em Altura, cumprindo, desta forma, a legislação trabalhista e buscando melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Realizamos melhorias nas vias de acesso ao Distrito Industrial, bem como das rodovias AL 110 e 220. Trocamos lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico. Também destacamos a troca das lâmpadas de toda a extensão da Avenida Ceci Cunha, dando maior segurança à população que alí transitam.

Efetuamos a mudança do prédio do almoxarifado para um local mais seguro, visando a segurança e um local propício para o devido armazenamento dos materiais de trabalho e para o desempenho das atividades dos nossos funcionários.

3 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados.

  • Dar continuidade aos mutirões periódicos dos bairros;
  • Implantação do sistema de gerenciamento do Call Center;
  • Implantação do sistema de gerenciamento de estoque.

Limpeza urbana

1 – Quais foram os maiores desafios encontrados?

Um dos nossos grandes desafios foi o quadro extremamente reduzido de funcionários responsáveis pela limpeza, uma vez que a antiga gestão reduziu em um número bastante significativo o contrato e o quadro de colaboradores.

Com o crescimento da cidade, a ordem lógica das coisas seria o aumento dos funcionários e não a diminuição deles.

Um ponto bastante agravante, assim como já citamos na iluminação, foram as fortes chuvas que assolaram o município durante todo este ano. Elas dificultaram a execução dos nossos trabalhos de coleta domiciliar, capina e podas. Devido a elas, as vias públicas e os acessos à Zona Rural foram prejudicadas, pois, os locais ficaram inacessíveis e ocasionaram em quebra de maquinários.

Vale lembrar que ao assumirmos a pasta encontramos um número elevado de máquinas quebradas.

2 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano.

Providenciamos de imediato a aquisição de fardamentos dos garis que desenvolviam suas atividades sem as menores condições de trabalho, garantindo melhorias na qualidade do seu trabalho e de vida.

Diante da situação encontrada, a nossa equipe procurou estudar uma forma de mapear a cidade através do mapeamento e georreferenciamento dos locais com maiores descartes irregulares de resíduos e lixo, a fim de identificar falhas para a correção dos principais problemas detectados.

Com as informações em mãos promovemos um mutirão de limpeza, dentro do programa Arapiraca Cuida de Mim, e continuamos com esse trabalho contínuo, contando sempre com o apoio da população para manter a cidade sempre limpa.

Elaboramos um planejamento de construção de oito Ecopontos, locais que serão regularizados para o descarte de resíduos de forma seletiva.

É importante mencionar que o fechamento do lixão ocorreu de forma repentina, sem tempo de conscientizar a população quanto ao descarte correto de resíduos, além da informação do novo Central de Tratamento de Resíduos (CTR) localizado na cidade de Craíbas.

Criamos, recentemente, o projeto Gari Comunitário, serviço remunerado que visa auxiliar a gestão, onde o cidadão participa de perto das atividades realizadas como agente transformador, trabalhando ativamente para a manutenção da limpeza e conscientização da população.

3 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados.

  • Construção de um dos oito Ecopontos;
  • Promover campanhas educativas para o descarte da coleta seletiva;
  • Recuperação de parques, praças e jardins.

Mercados e feiras

1 – Quais foram os maiores desafios encontrados?

Assim que assumimos a pasta pudemos observar que o Mercado Público e as feiras livres da cidade estavam em condições precárias, quase em situação de abandono. Providenciamos, de imediato, a regularização dos horários dos colaboradores, priorizando a humanização e atuando em conformidade com a legislação.

Encontramos ainda algumas dificuldades, a exemplo da estrutura física do Mercado, que necessita de uma reforma para melhora tender aos permissionários que alí trabalham, bem como os consumidores que frequentam o local diariamente.

2 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano.

Logo no primeiro bismestre de 2017 identificamos um custo elevado nas contas de água no Mercado Público. A conta referente ao mês de janeiro foi paga no valor de R$23.530,20. Ao observarmos o elevado valor descobrimos que o mercado portava de um poço artesiano, porém, sem utilização devido a falta de duas boias – uma de alta vazão e outra elétrica. Fizemos um investimento de R$100,00, e conseguimos uma economia de R$15 mil por mês, uma vez que o valor da conta é variável. Isso é prova de comprometimento com o dinheiro público.

Intensificamos a limpeza do local, passando de uma para quatro vezes na semana, além de realizar, diariamente, a limpeza das bancas de carnes e peixes.

Também instalamos lixeiras por todo o Mercado, na tentativa de mantê-lo em condições salutares, porém, sabemos que ainda falta muito a ser melhorado.

É importante lembrar que também trocamos dois compressores da câmara fria.

Providenciamos a retirada das bancas de feiras da linha férrea da Feira da Fumageira, que gerava acúmulo de descarte irregular de lixo, atrapalhando o trânsito naquela região, transtorno à população, além de poluição visual.

3 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados.

  • Aquisição de novos fardamentos;
  • Revitalização dos mercados da Zona Rural;
  • Reforma do Mercado (processo de licitação será iniciado em breve).

Segurança

1 – Quais foram os maiores desafios encontrados?

Encontramos uma Segurança Municipal desmotivada e sem a devida informação quanto aos limites de atuação no desempenho de suas funções, tendo em vista que o primordial da segurança é a guarda e preservação dos bens e patrimônios públicos, sem deixar de estar atento à proteção da população, atuando em conjunto com a Polícia Militar.

Encontramos ainda uma categoria sem condições mínimas de trabalho, como a ausência de uma base de apoio para os seguranças.

2 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano.

Conseguimos montar uma pequena estrutura para que eles possam ter acesso aos banheiros e bebedouros da Praça Ceci Cunha e do Bosque das Arapiracas.

Viabilizamos, junto a SMTT, a aquisição de um carro e uma moto para nos auxiliar na execução da supervisão da vigilância.

Desenvolvemos durante todo o ano uma programação que envolveu execuções de segurança durante os jogos do ASA no Campeonato Alagoano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Proporcionamos a segurança da população durante as festividades do Folia de Ruas e demais eventos realizados no município.

3 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados.

  • Aquisição de novos fardamentos;
  • Aquisição de veículo próprio para o desempenho das atividades;
  • Promoção de capacitação técnica para a categoria.

Cemitérios

1 – Quais foram os maiores desafios encontrados?

Logo ao assumir a secretaria de Serviços Públicos, tivemos a incumbência de vistoriar todos os cemitérios do município, a fim de averiguar irregularidades. Encontramos vários deles em situação de quase abandono. Porém, tivemos a satisfação de encontrar funcionários ávidos por mudanças e vontade de fazer o melhor.

Desta forma demos início a um projeto de reestruturação e reorganização dos cemitérios de Arapiraca, incluindo os da Zona Rural. Começamos com o recadastramento dos concessionários dos lotes, a fim de identificar a real situação do que iríamos enfrentar.

2 – Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano.

Regularizamos o material de trabalho dos nossos funcionários, disponibilizando a eles calças, camisas, bonés, luvas e botas, além dos equipamentos de proteção individual, visando a segurança dos nossos colaboradores na execução dos seus trabalhos diários.

Providenciamos também a iluminação em todos os cemitérios.

Concluímos as obras inacabadas nas estruturas do Cemitério Pio XII, e realizamos reformas nos banheiros e no escritório do cemitério Santo Antônio.

Vale salientar que montamos uma força tarefa para a pintura de todos os cemitérios da nossa cidade, tendo em vista que há mais de cinco anos isso não era realizado.

3 – Planejamento para 2018, incluindo projetos consolidados.

  • Reforma e ampliação dos cemitérios da Vila Bananeiras e do Povoado Bom Jardim.