17 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente bate recorde em prestação de serviços

ROBERTOAMARAL

Organizar a estrutura interna da Prefeitura de Arapiraca para poder executar o plano de ações foi o principal desafio desse primeiro ano de gestão do prefeito Rogério Teófilo. E apesar de ter sido um ano difícil em termos de recursos financeiros muitos desafios foram encontrados.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio de Ambiente, por exemplo, pôde comemorar algumas conquistas como o recorde na prestação de serviços em relação ao que tinha sido executado pela gestão anterior. A construção de barragens e a aragem de terras são exemplos desse avanço. A economia de recursos também foi um fator positivo.

Para explicar esses avanços com mais detalhes, segue abaixo uma entrevista com o secretário Roberto Amaral.

ENTREVISTA

1. A atual gestão está prestes a concluir o seu primeiro ano. Faça um breve comparativo entre a situação encontrada e a situação atual de sua pasta.
O Júlio Houly foi o secretário que me antecedeu na gestão do prefeito Rogério Teófilo. Ele disse que encontrou a sscretaria desorganizada e com o quadro administrativo caótico. E quando eu assumi, em maio, já encontrei a pasta em processo de transformação e organização dentro da nova estratégia de gestão. Mas
diante do cenário de crise conseguimos realizar um trabalho e conseguimos resultados surpreendentes.

2. Na sua opinião, quais foram os maiores desafios encontrados?
A principal dificuldade encontrada foi a disponibilidade financeira. Mas com muito trabalho e dedicação de toda a equipe técnica a secretaria conseguiu bater recordes. Nunca se construiu tantas barragens como nessa gestão do prefeito Rogério Teófilo. O recorde dos governos anteriores foi de oitenta e cinco barragens. Nesse primeiro ano de gestão a secretaria já conseguiu realizar cento e trinta escavações de barragens. Na aração de solo o número máximo atingido pelas gestões passadas era de 7 mil tarefas e nós já ultrapassamos 9 mil tarefas de terras preparadas para o plantio de diversas culturas. Resumindo: com poucos recursos realizamos muito trabalho.
3. De uma forma resumida cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo do ano 2017.
Além dos fatores que já foram citados acima em relação à construção de barragens e aração de terras, podemos citar outra ação importantíssima . O orçamento previsto para 2017 para a manutenção de máquinas, como a compra de pneus, combustível, consertos e compras de peças, eram em torno de R$ 360 mil reais. Chegamos no mês de dezembro e só gastamos R$ 80 mil. Houve uma redução gigantesca e o segredo disso não é outra coisa: responsabilidade, ética e justiça. Ressalto ainda que o nosso papel de articulação é uma das ações mais importantes para o desenvolvimento agropecuário regional. Interagindo com instituições públicas e privadas e setores da sociedade civil organizada para promover ações que beneficiem a população de Arapiraca.
Entre as ações desenvolvidas cito ainda a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, desenvolvido por meio de uma parceria com o governo federal. O programa está funcionando com duzentos agricultores que produzem alimentos e são distribuídos para 41 entidades sócio-assistenciais que abrangem um universo de 21 mil pessoas. Na área ambiental o projeto Agricultura Urbana tem sido uma ação importante. Terrenos ociosos que são utilizados para depósito de lixo foram arados e plantados milho , feijão de corda e de arranca. Por meio de um termo de cessão de uso forma entregues a pessoas carentes para a colheita da produção. Deixamos a cidade mais limpa e mais bonita e contribuímos para matar a fome de dezenas de famílias carentes. Uma equipe multidisciplinar que está trabalhando com afinco e determinação para ser referência no interior de Alagoas. Encontramos uma estrutura de fiscalização sem foco. Mas estamos equacionando os problemas de uma forma muito tranquila, responsável e ética. Outro fator importante da área ambiental e que já conseguimos avançar bastante é em relação à regularização dos processos. Havia muita reclamação, processos acumulados. Buscamos dar maior celeridade às pendências acumuladas e ao mesmo tempo atender com dinamismo as novas demandas.
4. Qual o planejamento para 2018 incluindo os projetos consolidados?
O planejamento para 2018 envolve a construção do plano plurianual onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi muito objetiva em suas propostas e metas que devem ser alcançadas no próximo ano.