26 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Saúde resgata motivação dos servidores e dobra número de atendimentos

Ao assumir a secretária municipal de Saúde, em janeiro de 2017, a assistente social Aurélia Fernandes encontrou servidores desmotivados, muitos deles com salários atrasados há meses. Mas com um trabalho de valorização, a autoestima foi resgatada e o empenho deles no trabalho foi tanto que hoje a pasta apresenta números satisfatórios: 59 mil consultas especializadas contra 29,4 mil, realizadas em 2016; quase 23 mil ultrassonografias, quando que em 2016 foram realizadas apenas 7,49 mil; e exames da atenção primária e média e alta complexidade saltaram de 520,267 mil para 766,476 mil.

Ilustração

Ilustração

Como é possível perceber no comparativo entre os anos de 2016 e 2017, os números mais que dobraram e apesar de serem altos, ainda não são o suficiente para a secretária, que está ansiosa para chegar 2018 e dá início ao Plano Municipal de Saúde, elaborado este ano pelos usuários do Sistema Único de Saúde e trabalhadores das Unidades Básicas e Especializadas de Arapiraca.

Abaixo, é possível conferir a entrevista completa:

1) Quais foram os maiores desafios encontrados?

Os trabalhadores da saúde estavam desmotivados depois de quatro anos de pressão, agonia e angústia. Os prestadores de serviços, como médicos, estavam com seis meses de atraso salarial. Com um trabalho de humanização e socialização, resgatamos sua autoestima e conseguimos trazê-los de volta. São servidores muito bons, que depositam toda sua carga e vontade no trabalho voltado à saúde pública.

Além disso, tinham muitas obras paradas, como postos de saúde, a exemplo do Jardim das Paineiras, reinaugurado em novembro, entre outras. Sem falar nos conselhos locais, estavam os 45 sem funcionar, sendo essa a maneira de garantir a participação popular na formação de políticas públicas. Então um grande mérito nosso foi formar os conselhos locais de saúde e restaurar o controle social.

2) E a falta de medicamentos?

Verdade. Este ano enfrentamos a falta de remédio, mas não por falta de vontade empenho da prefeitura de Arapiraca, e sim por problemas nas licitações. Fizemos várias e todas foram fracassadas em virtude de questões burocráticas. Já na última licitação, nenhuma empresa concorreu. Mas, passado isso, nós aderimos, em outubro, ao Conisul [Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas] e não temos mais essa dor de cabeça. Através do Consórcio, além de garantirmos as unidades devidamente abastecidas, compramos medicamentos com 30% de desconto ou mais. O primeiro pedido demora mais um pouco, mas a nossa programação é não deixar faltar. Um desafio que vamos enfrentar.

3) Cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo deste ano.

São inúmeros, mas vamos começar pelas consultas especializadas, que apresenta um número que enche os olhos, saltamos de 29.436 mil para 59 mil em 2017. Exames da atenção primária e média e alta complexidade, de 520.267 mil em 2016, chegamos a aproximadamente 767 mil este ano. Quando nos referimos a ultrassonografias, o montante é de quase 23 mil, contra pouco mais de 7 mil no ano passado.

Me perguntam se dobrei o número de médicos para ter esse resultado, mas não, pelo contrário, tudo é questão de gestão e prioridade. É também reflexo do trabalho que teve início com os servidores e prestadores de serviço, ao resgatarmos sua autoestima, então eles motivados é natural se dedicarem mais ao trabalho. Com o pagamento dos salários atrasados, eles acreditam e confiaram no governo Rogério Teófilo e passaram a trabalhar com amor pelo SUS.

Temos também médicos novos, como oftalmos e otorrinos, mas cardiologistas não temos e no procedimento geral passamos de 2.656 para 5.180 consultas. O número ainda é pouco para o que pretendemos alcançar, a população reclama, mas o que apresento aqui está no sistema, é comprovamos que mais que dobramos nossos números.

Não posso deixar de mencionar o passo de gigante na saúde pública com o início da construção da UPA, que até o final do ano será entregue, desafogando assim o Hospital Regional e gerando mais conforto à população.

Dentro da atenção básica destaco a unidade do Jardim das Paineiras, reinaugurada com recursos próprios depois de anos fechada. Como também revitalizou os prédios onde funcionam o posto do Baixão, o CAPS AD e o Cemfra. O Espaço Trate, referência no país todo, teve o atendimento aos autistas ampliado.

O projeto de olho no meu bebe, onde a gestante é acompanhada e tem direito a duas ultrassons, quando o Ministério da Saúde só exige uma, Arapiraca sai na frente. A capital do Agreste também sai na frente no Telessaúde, sendo o município que mais acessa.

Evoluímos tanto que Arapiraca chegou a ser destaque internacional, sendo reconhecida pela Organização Mundial de Saúde pelo trabalho feito com os homens, através do pré-natal do parceiro.

Teve também a descentralização do teste rápido do HIV e a alavancada na promoção da saúde em escolas, empresas e comunidades. Enfim, é muita coisa. (risos). Vivemos um novo momento na saúde de Arapiraca, que estava adormecida e acordou.

4) Sobre o planejamento para 2018, quais ações você destaca?

Com a participação da população e encontros nas 45 unidades básicas e especializadas, ouvindo usuários e trabalhadores, construímos o nosso Plano Municipal de Saúde, cujas estratégias traçadas serão iniciadas no próximo ano. Então vamos começar o ano com o pé direito, que é trabalhando o que a população quer para a saúde pública.

Também não abriremos mão de manter as nossas unidades e consultórios odontológicos abastecidos. Foi um problema sério de 2017, como relatado acima, mas já enfrentado. Agora temos remédios e material para trabalhar.

Para finalizar, a secretária desejou um feliz natal e um 2018 de luz.

“Trabalhar com o SUS não é fácil, mas se acreditarmos e ir na contramão de todo mundo que usa o discurso que não dá, que saúde pública é ‘assim mesmo’, é possível fazer diferente. Eu e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estamos prontos para recomeçar. Teremos muito chão pela frente. Então que seja um 2018/ de paz, harmonia, coragem e fé. E que o menino Jesus, figura principal do natal, ilumine todos os secretários municipais e o prefeito Rogério Teófilo. Muita saúde, união e fé”.