16 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Procon Municipal conquista o reconhecimento e a credibilidade da população

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O ano de 2017 foi de grandes desafios e conquistas para a gestão do prefeito Rogério Teófilo. Um dos órgãos que mais se destacaram com relação as ações e serviços foi o Procon Municipal, que conquistou o reconhecimento e a credibilidade da população, que passou a ter maior apoio nas relações de consumo.

Em entrevista, o coordenador do órgão, Denys Reis, fez um breve retrospecto do trabalho realizado ao longo do ano, assim como o plano de ação e as metas traçados para o próximo ano.

ENTREVISTA

1. A atual gestão está prestes a concluir o seu primeiro ano. Faça um breve comparativo entre a situação encontrada e a situação atual de sua pasta.

Assim que assumimos a gestão do Procon Municipal percebemos que o órgão não tinha a visibilidade necessária por parte da população. Muitos, sequer, sabiam que o Procon Arapiraca era gerido pela Prefeitura. Nosso primeiro passo foi ir as ruas e escutar a população. O projeto Procon Itinerante foi o início de tudo. Visitamos mais de oito bairros da cidade e pontuamos quais eram as maiores necessidades na relação de consumo. Ao final pudemos sentir a forma como iríamos gerir o órgão e, consequentemente, adotar as medidas para buscar mais credibilidade e apoio nas relações de consumo.

2. Na sua opinião, quais foram os maiores desafios encontrados?

O maior desafio foi encontrar caminhos de como chegar e conquistar o consumidor para que ele se sentisse bem quando houvesse um conflito de interesses entre o fornecedor e o consumidor. Naquele momento tivemos que adotar medidas mais enérgicas que pudessem proporcionar ao consumidor o apoio que um órgão de proteção e defesa do consumidor tem que dar ao consumidor de uma forma geral. Adotamos medidas rápidas, onde o consumidor pôde, aos poucos, conhecer o papel do Procon, pra quê e como vai agir dentro das relações de consumo para que pudéssemos ganhar a credibilidade junto ao público arapiraquense.

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3. De uma forma resumida cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo do ano de 2017

Nosso trabalho foi executado dentro de um planejamento e, principalmente, do apoio da atual gestão. Quanto a isso o prefeito Rogério Teófilo nos deixou muito a vontade, nos dando total autonomia para condução dos trabalhos, seja na fiscalização ou no atendimento ao consumidor de uma forma em geral. 2017 foi o ano onde colocamos o setor de fiscalização, literalmente, nas ruas. Procuramos identificar os maiores segmentos da cidade, com maior possibilidade de infringência ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nossas equipes esteve pessoalmente nesses segmentos, a exemplo de postos de combustíveis, hospitais, clínicas, shopping, comércio, entre outros. Esses locais foram e continuam sendo fiscalizados.

Com esse trabalho a população conheceu melhor o trabalho do Procon Arapiraca e, principalmente, saber que o município tem um órgão importante de defesa do consumidor comandado pela Prefeitura de Arapiraca. Durante o ano realizamos mais de 1.500 atendimentos, seja na sede ou de forma itinerante, através de audiências conciliatórias, ida dos fiscais aos estabelecimentos para cobrar a efetiva concretização das ações consumeristas dentro do município de Arapiraca. Fizemos mais de 150 procedimentos na fiscalização do Procon Municipal em 52 ações de fiscalização. Até o final do ano serão 55 ações neste sentido. Tudo isso nos dá uma autonomia e uma vontade cada vez maior de continuar realizando o trabalho em defesa do consumidor arapiraquense.

4. Qual o planejamento para 2018, incluindo os projetos consolidados?

2017 foi o ano da construção. Construímos alicerces, colocamos muita coisa em prática e vamos colocar ainda mais. Neste ano lançamos programas que já estão visíveis aos olhos do consumidor, citando como exemplo o programa De Olho na Validade e o programa Qualidade na Sua Empresa. 2018 chegaremos com muito mais ações, inclusive com inovação tecnológica, através do consumidor.gov, uma plataforma onde o consumidor poderá interagir de casa, solucionando suas relações de consumo através da internet. Também estamos criando um programa em conjunto com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para selar esse compromisso com os estudantes da rede pública. Vamos promover junto a Secretaria Municipal de Educação a integração com os alunos, para que eles se tornem jovens fiscalizadores, que possam contribuir com o Procon Arapiraca e, consequentemente, aprender as relações de consumo. No próximo ano, em parceria com a Superintendência Municipal do Meio Ambiente iremos criar a horta do consumidor, um projeto onde o cliente que tem um produto eletrônico quebrado em casa, pode levar para o Procon e trocar por uma muda de hortaliça ou de uma erva medicinal.

São essas pequenas atitudes que tornam o Procon Arapiraca um órgão com um papel além das relações de consumo, um órgão de cidadania, que agrega valores e promove a cidadania no município de Arapiraca.