27 de dezembro de 2017

Retrospectiva 2017: Obras e infraestrutura são um dos maiores desafios na construção de uma cidade

5

Saneamento básico é o sonho de toda cidade brasileira. Com Arapiraca a situação não é diferente. Melhorar a infraestrutura e a acessibilidade é um dos maiores desafios, senão o maior, do engenheiro civil Daniel Soares de Freitas Oliveira, 33 anos, que assumiu a responsabilidade de administrar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo), da Prefeitura de Arapiraca, desde janeiro deste ano de 2017. Organizar a secretaria e ajustar contratos com empreiteiras e prestadores de serviço foi um trabalho exaustivo e determinante para tocar as obras realizadas durante este ano e elaborar os projetos que transformarão a segunda maior e mais importante cidade de Alagoas, fincada no Agreste do Estado.

Acompanhe a entrevista completa:

1 – A atual gestão está prestes a concluir o seu primeiro ano. Faça um breve comparativo entre a situação encontrada e a situação atual de sua pasta.

– A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras reúne um volume de atividades muito grande, principalmente quando se considera o porte de Arapiraca. Afinal, é o segundo maior município do Estado e tem a construção civil como um de seus principais pilares de desenvolvimento econômico. Infelizmente, ao iniciarmos os trabalhos, nós encontramos a secretaria desorganizada, sucateada e muito diferente daquela imagem que era vendida ao público pela boa parte da mídia. Chegou a causar susto o que encontramos, mas aceitamos o desafio porque o que fundamenta a gestão do prefeito Rogério Teófilo é a ética, a responsabilidade e a legalidade. Assim, conseguimos trilhar com segurança em um momento difícil, porém esperançoso caminho para o povo de Arapiraca. Nesse percurso, priorizamos regularizar os erros contratuais do passado, equacionar as inúmeras pendências deixadas e por ordem na casa. Finalmente, conseguimos uma estabilidade diante daquela viciada herança maldita que o município se encontrava. Esse foi o maior ganho, preparando-se a base para ter um 2018 de muitos resultados e de impactos marcantes para a população.

 2 – Em sua opinião, quais foram os maiores desafios encontrados?

– Desatar o complexo emaranhado de erros deixados pelas gestões anteriores. Erros e vícios danosos que resultaram em obras irregulares e contratos não concluídos, frutos de uma gestão desastrosa do ponto de vista urbanístico e da qualidade dos serviços executados. Reconstruir o erro é construir duas vezes, infelizmente o povo perdeu muito por isso. Mas, estamos trabalhando para superarmos esse desafio.

3 – De uma forma resumida cite as principais ações realizadas e projetos implementados ao longo do ano 2017.

– A principal ação foi, sem dúvida, a implantação da boa gestão comprometida com a ética e a legalidade. Estamos trabalhando muito para limpar a bagunça administrativa deixada na pasta.

Os principais resultados disso foram salvar os seguintes projetos: Unidade de Pronto Atendimento -UPA, no bairro Baixa Grande; Centro de Iniciação ao Esporte – CIE; Unidade de Acolhimento masculina, feminina e infanto- juvenil, no bairro Massaranduba; obras e serviços de construção de duas cozinhas comunitárias: uma no Povoado Taboquinha e outra no Sítio Baixa do Capim, zona rural de Arapiraca. Como também urbanização e paisagismo da Avenida Antônio Feliciano, no bairro Canafístula; duas praças no bairro Baixa Grande e pavimentação da Avenida Principal, do Cangandu. E estamos preparando a base para o início das obras de pelo menos 20 projetos como o Centro Novo, onde teremos um shopping Center a céu aberto; o Centro de Convenções; reforma do Mercado Público; reforma e ampliação do Estádio Municipal Coroacy da Mata Fonseca; urbanização do Lago da Perucaba; construção da Praça da Juventude; da UBS no bairro Teotônio Vilela, entre construção de praças e outros projetos de saneamento básico.

4 – Qual o planejamento para 2018 incluindo os projetos consolidados?

Concluímos em tempo hábil o plano plurianual, que contempla todo o planejamento orçamentário para os próximos quatro anos. E estamos realinhando o planejamento estratégico da secretaria. Antecipamos que em 2018 teremos como destaque do ano os seguintes projetos: Centro Novo; Urbanização do bairro Manoel Teles; Centro de Convenções; Parque de Exposição, entre outras obras que serão implantadas em Arapiraca.