27 de dezembro de 2017

Prefeito assegura assistência a paciente do Espaço Nascer, em SP

O compromisso assumido com a servidora e paciente do Espaço Nascer evidencia a humanização valorizada na atual gestão

IMG_7655

Na agenda desta quarta-feira (27), entre uma reunião e outra, o prefeito Rogério Teófilo recebeu, em seu gabinete, no Centro Administrativo, Valdice Felix. Ela é agente comunitária de saúde de Arapiraca e usuária do Espaço Nascer. O encontro evidencou o processo de humanização valorizado na atual gestão.

A motivação do encontro tem uma causa: Valdice Félix é gestante de alto risco e, durante o pré-natal, o seu bebê foi diagnosticado com doença cardíaca congênita.  A indicação médica é de que o bebê passe por procedimento cirúrgico ao nascer, que deve acontecer em São Paulo. Sensibilizado, Rogério Teófilo recebeu a agente comunitária, acompanhada do seu marido e da secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes.

Na conversa com a mãe, o prefeito se inteirou sobre o caso e colocou à disposição para auxiliar no que for necessário para que tudo ocorra de maneira tranquila para mãe e bebê. Na presença da secretária de Saúde, ele reforçou a sua intenção em prestar a assistência necessária. “Eu me coloco à disposição para o que vocês precisarem. O importante é que tudo transcorra da maneira mais tranquila, desde a viagem, o procedimento cirúrgico, até o retorno”, enfatizou Rogério Teófilo.

A secretária Aurélia Fernandes explicou que o caso vem sendo acompanhado pelo município, desde o início da gravidez de Valdice Félix, através do Espaço Nascer, unidade de referência  da Prefeitura de Arapiraca, onde foi descoberto o problema. O órgão é destinado ao atendimento a gestantes de alto risco pelo sistema Único de Saúde (SUS) e também oferece consultas pediátricas para crianças, na situação de alto risco.

“Nesse caso, onde a paciente tem a necessidade de procedimento médico fora do estado, há um instrumento legal, o TFD, que é  Tratamento Fora de Domicílio, onde a responsabilidade fica à cargo do Estado. Mesmo assim, o prefeito, que abraçou  o compromisso com os servidores, fez questão de se colocar à disposição para agilizar o processo e ajudar no que for necessário, a fim de que tudo transcorra com tranquilidade”, afirmou a secretária.