19 de dezembro de 2017

Na Campanha Dezembro Vermelho, alerta para o aumento dos casos de HIV

As ações, promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde, visam chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e combate ao vírus

Arapiraca aderiu a campanha nacional “Dezembro Vermelho”  e, desde o dia primeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem promovendo atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, em diversos locais da cidade.

As ações, que visam chamar a atenção da  população sobre a importância da prevenção e combate ao vírus, estão sendo realizadas em locais estratégicos, a exemplo das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro Administrativo, praças e postos de combustíveis.

Na ocasião, além das orientações educativas, a população tem à disposição testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites virais. Nos locais, a equipe da saúde também distribui preservativos e divulga o trabalho do Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA).

“Com a programação do Dezembro Vermelho, que  agrega um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis, aproveitamos para  orientar sobre a assistência prestada às pessoas que vivem com o vírus, através do  Sistema Único de Saúde no município, a exemplo das testagens rápidas”, explicou Daniela Vieira França, coordenadora de IST/ AIDS/ Hepatites Virais.

Casos

Daniela França chama a atenção para o aumento do número de casos de HIV, diagnosticados em Arapiraca. De acordo com ela, de 2014 até outubro deste ano, o índice aumentou de 37  para 76 infectados. A faixa etária das pessoas  que vivem com HIV, apresentados no relatório é entre 18 e 39 anos. Do total,  8 gestantes.  “Os números devem ser ainda maiores. O medo e o preconceito ainda afastam as pessoas do serviço de saúde, onde se realiza o teste para o diagnóstico da doença”, afirmou.

Tabela

ANO MASCULINO FEMININO TOTAL
2014

23

14

37

2015

27

18

45

2016

55

7

62

2017

60

16

76