13 de dezembro de 2017

Como lidar com as emoções é tema de palestra voltada para a comunidade escolar

A Escola Municipal de Circo Palhaço Biribinha, a primeira do País a ser mantida por uma prefeitura e servir à educação, promoveu, nesta quarta-feira (13) em Arapiraca, a palestra “O maravilhoso mundo da mente”. Na oportunidade, a psicóloga Acácia Dantas levou para os familiares e alunos da rede pública de ensino conhecimentos sobre como lidar com as emoções na fase de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

De acordo com a pedagoga e professora Helga Soares, a iniciativa partiu após a equipe de profissionais da Escola de Circo observar comportamentos inadequados em seus alunos. Preocupada, Helga acionou o Núcleo de Valorização e Qualidade de Vida da Comunidade Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

O Núcleo, que já havia recebido demanda de automutilação nas escolas, não só aceitou a sugestão como convidou todos os familiares e estudantes do município para se fazerem presente na palestra, que externalizou a importância de controlar as emoções e saber lidar com as mais diversas problemáticas que envolvem a saúde mental.

“Ao tomar conhecimento dessa situação eu não tive medo de perder os meus alunos da Escola de Circo, eu tive medo deles se perderam da vida e quis ajudá-los”, explicou Helga. “Eu quis cuidar deles e procurei uma maneira imediata de alcançá-los, espero ter conseguido”, completou.

Para isso, convidou Acácia, que durante a entrevista informou que os jovens quando se cortam não estão tentando o suicídio, é uma maneira que eles encontraram de colocar um trauma de infância para fora. “A automutilação pode estar relacionada a depressão, a grupos que incentivam tal coisa, a algum transtorno, um trauma vivenciando na infância que muitas vezes a vítima leva para a adolescência, enfim, é uma questão que precisa ser vista pelos pais, escola e profissionais para não se agravar ainda mais”, orientou a psicóloga.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

Sobre o tema da palestra, Acácia disse que o maravilhoso mundo da mente está dentro de cada indivíduo e precisa ser resgatado. “A alegria está coberta por problemas, geralmente de violência, e o jovem abatido, amargurado e triste, vê um céu cinzento, mas se cortar nunca é uma opção e não alivia nada, pelo contrário, pode marcar o seu corpo para uma vida inteira”, disse.

Foto de Lucas Ferreira.

Foto de Lucas Ferreira.

A melhor opção, para a psicóloga, é não guardar segredo. “Conte a alguém, não fique sozinho, não guarde, se não tem coragem de contar ao pai ou professor, se abra com um colega, ele poderá ajudar” , garantiu Acácia Soares.

Escola de Circo

Aproveitando a oportunidade, Helga Soares informou que a Escola de Circo está em pleno funcionamento e a quem se interessar, ela avisou que é necessário estar regularmente matriculado na rede pública de ensino.

As aulas acontecem de terça a sexta, no período da manhã e da tarde, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, respectivamente.

“O papel da escola é socioeducativo, com atividades lúdicas trabalhamos a autoconfiança, a autoestima e o equilíbrio dos estudantes”, explicou Helga. “Hoje temos oito turmas e atendemos cerca de 300 alunos”.

Fica, então, o convite

Helga Soares é professora, pedagoga e filha do Palhaço Biribinha. (Foto de Lucas Ferreira)

Helga Soares é professora, pedagoga e filha do palhaço Biribinha. (Foto de Lucas Ferreira)