Arapiraca conquista segundo lugar do prêmio Criatividade da editora Ensinart
A premiação faz parte do Projeto Todos Contra o Aedes aegypti, executado por Arapiraca e municípios alagoanos, desenvolvido pela editora carioca Ensinart
Professora Viviane Cavalcante recebe homenagem em evento que premiou ações do projeto da Ensinart
A cidade de Arapiraca foi destaque em premiação do projeto “Todos contra o Aedes aegypti”, promovido pela editora carioca Ensinart, na manhã desta quinta-feira (7), no auditório da Caixa Econômica Federal, em Maceió.
O evento premiou iniciativas de escolas municipais dos estados de Alagoas e Sergipe, participantes do projeto e inscritas em até seis modalidades: Prêmio Criatividade; e Melhor Projeto; Prêmio Meio Ambiente; Melhor Redação; Melhor História em Quadrinhos; e Melhor Paródia Musical, Poema ou Cordel.
Arapiraca ficou classificada nas categorias Melhor Projeto e Prêmio Criatividade, conquistando, nesta última, o segundo lugar, após passar por aprovação de júri técnico, que submeteu os melhores projetos à votação popular pelo facebook. O mérito foi da professora de Ciências Viviane Cavalcante, da Escola de Ensino Fundamental Pedro Arestides da Silva, localizada no Sítio Alazão, zona rural do município.
Viviane Cavalcante (professora) e Marly Houly (coordenadora pedagógica) comemoram conquista
A professora explica que o trabalho premiado trata-se de uma em peça teatral de sua autoria, com a participação de cinco alunos do 6º ano, público alvo do projeto. Com o tema “Adeus, Aedes aegypti”, a encenação foi encaminhada à Ensinart, em formato de vídeo, umas das exigências da editora.
“A premiação representa uma conquista de um esforço coletivo da escola, alunos, professores, equipe pedagógica e pais, que abraçaram o projeto e o tornaram possível. Receber o reconhecimento é um estímulo para todos os envolvidos e, também, um exemplo do poder da nossa capacidade em vencer desafios”, declarou Viviane Cavalcante.
Marly Houly Almeida, coordenadora pedagógica, conta que a escola entendeu a importância da participação no projeto e que as ações de combate ao Aedes aegypti serão contínuas. “A missão de passar conhecimento e promover uma conscientização vai além dos muros da escola e chega à comunidade. Esse é nosso objetivo: envolver todos na luta de combate ao mosquito. E isso é possível, graças à parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria da Saúde, UBS Batingas e do Conselho Educacional da Escola”, destacou.
Representantes da Secretaria Municipal da Educação e Esportes acompanham premiação ao lado da professora e da coordenadora da Escola Pedro Arestides da Silva
“Todos contra o Aedes aegypti”
O programa “Todos contra o Aedes aegypti” foi lançado em Alagoas no mês de setembro, pela editora Ensinart, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF). Desde o lançamento, vem sendo executado por escolas municipais de 23 cidades alagoanas. Em Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
O objetivo é, a partir da qualificação dos professores, e do material didático fornecido, livro do aluno e manual do mestre, conscientizar e formar os alunos das escolas públicas, para atuarem como cidadãos protagonistas, na identificação e alerta aos pais, serviços de vigilância epidemiológica e demais adultos, quanto aos focos do mosquito, formando brigadas mirins de ação permanente de combate ao Aedes aegypti.