7 de dezembro de 2017

Ações do Programa Saúde na Escola contemplam alunos do bairro Boa Vista

A Escola de Ensino Fundamental João Saturnino de Almeida, localizada no bairro Boa Vista, foi a contemplada pelo PSE, nesta quinta-feira (7)

IMG_9500 - Copia

A Escola de Ensino Fundamental João Saturnino de Almeida, localizada no bairro Boa Vista, foi a unidade escolhida para receber a Feira de Saúde,  nesta quinta (7). A ação vem sendo realizada nas escolas municipais, com a equipe multidisciplinar do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da parceria entre as Secretarias Municipais  da Saúde e a da Educação e Esporte.

O Programa Saúde na Escola visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. Com essa proposta, a equipe de profissionais elabora ações que são executadas, simultaneamente, nas salas de aula e dependências da unidade de ensino.

Entre as atividades de promoção e prevenção a saúde, os alunos da Escola João Saturnino de Almeida  participaram de uma variada programação que segue os 12 eixos prioritários do programa, a exemplo de: saúde bucal; alimentação saudável; acuidade visual; saúde auditiva; sexualidade e prevenção de AIDS/DSTs; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; ações de combate ao Aedes Aegypti; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos; práticas corporais e cultura da paz.

IMG_9437 - Copia - Copia

Larissa Keslly da Silva, aluna do o 4º ano do ensino fundamental, comemorou com as amigas de turma a realização da Feira de Saúde. Para ela, a visita dos profissionais ajuda na conscientização sobre assuntos distintos. “Eu estou adorando esse dia diferente. Até agora participei da atividade de combate ao sedentarismo e orientação sobre escovação. Mas quero acompanhar tudo. Assim, a gente aprende ainda mais”, afirmou.

Para a diretora da escola, Irismara de Oliveira, a ação é de fundamental importância para a escola, que convive com variadas situações, diariamente.  “A abordagem de diferentes temas contribui com o desenvolvimento do pensamento crítico e contribui com a qualidade de vida dos nossos educandos. É importante que o município dê continuidade a essas ações, com ênfase na necessidade de cada unidade”, declarou.

IMG_9477 - Copia

As ações do Programa Saúde na Escola (PSE) continuam em outras unidades de ensino do município. E, no caso da Escola João Saturnino de Almeida, a equipe multidisciplinar contou com a parceria  do Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca (CCZ), Ceproal, Unidade Básica da Saúde de Boa Vista, equipe do IEC e a Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV).