29 de novembro de 2017

Valorização: Mulheres da periferia serão preparadas para o mercado de trabalho

07

A vida da dona-de-casa Ivonete Conceição Santos, moradora do Residencial Brisa do Lago, ganhou um novo e importante capítulo na tarde desta quarta-feira (29), quando ela e outras 139 mulheres participaram da aula inaugural do Programa Pronatec Mulheres Mil, realizada no auditório da Escola Municipal Cleonice Barbosa.

Aluna do curso de Costureira Industrial do Vestuário, Ivonete já faz planos para um futuro bem próximo. Esposa de um motorista de ônibus e mãe de dois filhos, Ivonete sonha em complementar a renda da família montando o próprio ateliê. “Sempre gostei de costurar, mas não tenho a técnica. Com os conhecimentos adquiridos nesse curso pretendo montar meu ateliê e poder confeccionar e vender peças, ajudando assim nas despesas da família”, frisou.

06

A aula inaugural foi prestigiada por várias autoridades, entre elas o prefeito Rogério Teófilo, a vice-prefeita Fabiana Pessoa, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, a supervisora local do programa Pronatec Mulheres Mil, Tatiana Ferreira; o professor do Ifal, Marcos Nunes, e o advogado e professor do IESC, Valtencir Felix Barbosa.

Em seu discurso, o prefeito Rogério Teófilo falou sobre a importância do conhecimento. “Sou filho de um educador, sou um educador e sei a importância do conhecimento na vida de uma pessoa. Nossa gestão é pautada na humanização de pessoas como vocês, que em breve estarão prontas para o mercado de trabalho”, frisou o prefeito.

09

Já de acordo com a vice-prefeita, Fabiana Pessoa, a mulher não precisa se limitar apenas em ser mãe, esposa e dona-de-casa. “A mulher também pode buscar a elevação da autoestima com a independência financeira, realizando sonhos e contribuindo no orçamento familiar”, disse.

Outro a expor sua opinião foi o secretário Ricardo Barreto, ao afirmar que aquele seria o momento mais importante vivido pela sua secretaria. “Nossa pasta tem como principal meta a formação das pessoas. Quando ofertamos o acesso a educação e a capacitação estamos transformando vidas”, afirmou.

08

Ao todo estão sendo ofertados quatro cursos (marcheteira, recicladora, maquiadora e costureira industrial do vestiário). Ao todo foram inscritas 140 alunas, sendo 35 para cada curso, que terão duração de sete meses, com direito a certificado e aulas paralelas sobre direitos da mulher, Lei Maria da Penha, Segurança Alimentar e Nutricional, Empreendedorismo, entre outros.

O Pronatec Mulheres Mil é fruto de uma parceria entre Ministério da Educação, Ifal e Prefeitura de Arapiraca.

O curso, que também contou com o apoio de líderes comunitários, beneficiará moradoras do Residencial Brisa do Lago e de todo o bairro Olho d’Água dos Cazuzinhas.