27 de novembro de 2017

Superintendente da CGU apresenta sistemas de Controle Interno em AL

760f2f53-50c1-4a4c-975e-966f7c1d873f

O superintendente regional da Controladoria Geral da União (CGU), José William Gomes da Silva, esteve reunido hoje (27) em Arapiraca com o prefeito Rogério Teófilo e todo secretariado municipal. Na ocasião, foram apresentados dados sobre uma avaliação feita nos sistemas de Controle Interno dos Municípios de Alagoas, incluindo a capital do agreste.

“Os resultados são frutos de uma pesquisa realizada durante meu curso de Mestrado Profissional, pela Universidade Federal da Bahia. São dados elucidativos sobre o atual estágio dos sistemas de controle nos municípios de Alagoas, no que se refere às auditorias e fiscalizações”, resume o superintendente.

Segundo ele, a troca de experiências e a cooperação entre instituições são os objetivos de apresentações como a realizada hoje em Arapiraca. “Com isso podemos interagir com os gestores, que vão se empenhar em aumentar o grau de maturidade dos processos de trabalho, que precisam ser cada vez mais definidos, mapeados, seguindo as normas e os regulamentos propostos pela legislação e auxiliando no planejamento municipal”, completa.

Os principais pontos abordados foram a necessidade da construção e manutenção dos chamados “ambientes de controle” nos municípios; o estabelecimento de um código de ética do serviço público; a avaliação e gestão de riscos, dentre outros.

“O mais importante é criar uma cultura preventiva, para que possamos evitar as ações reativas e até punitivas. Se o serviço público planejar onde quer chegar com seus sistemas de controle pode ser capaz de obter os melhores resultados em seu planejamento estratégico global”, explica William Gomes.

Para o prefeito Rogério Teófilo, a reunião de trabalho com o superintendente da CGU em Alagoas foi uma oportunidade única de alinhar os trabalhos já implementados pela equipe da prefeitura de Arapiraca, que tem buscado a transparência e o gerenciamento dos processos com foco nos resultados.

“Para os nossos secretários, a palestra de hoje foi uma verdadeira aula sobre sistemas de controle interno, assim como devemos proceder daqui para frente para estabelecer os melhores índices nas auditorias e fiscalizações internas”, afirma o prefeito. Segundo os dados do documento apresentado, Arapiraca juntamente com Maceió são os dois únicos municípios de Alagoas no chamado nível intermediário de controle interno. “Portanto, ainda temos muito que trabalhar para conquistar, mas não mediremos esforços em construir um ambiente favorável de controle dentro da prefeitura”, concluiu Rogério Teófilo.