27 de novembro de 2017

Rogério destaca preservação da família na abertura de Campanha Educativa da SMTT

4

Fotos: Samuel Alves

Durante a abertura da “Campanha Educativa para Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito” realizada pela SMTT de Arapiraca em parceria com o Detran e parceiros, o prefeito Rogério Teófilo destacou a preservação da família ao se referir aos acidentes de trânsito causados por imprudência e desrespeito às leis, na manhã desta segunda-feira (27), na Praça Luiz Pereira Lima, no bairro Centro, em Arapiraca.

Com a participação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), a equipe da Lei Seca, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Promoção à Saúde, 5ª Gerência Regional de Educação (5ª Gere), e em meio ao Projeto Cultura na Praça, do forrozeiro Afrísio Acácio, dezenas de motociclistas foram abordados na blitz educativa.

3

“É importante que todo condutor dirija seu veículo respeitando às leis de trânsito e não ingerir bebida alcoólica se responsabilizando por um trânsito seguro e de paz”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.

Dezenas de agentes de autoridade de trânsito da SMTT de Arapiraca participaram das ações educativas em parceria com a equipe da Lei Seca, que fizeram as abordagens a motociclistas e a condutores de veículos em geral na Rua Experidião Rodrigues e Domingos Correia, no centro de Arapiraca.

“Essa ação em parceria com o Estado e os órgãos municipais é muito importante para que possamos diminuir os índices de acidentes de trânsito em Arapiraca e em toda a Região do Agreste”, disse o superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza.

DSC_0041

“Preservar vidas”. Foi o que ressaltou o coordenador de Segurança do Trânsito do Detran e Conselheiro Estadual de Trânsito, Antônio Monteiro. Ele frisou também a importância do engajamento de todos os órgãos estaduais e municipais no trabalho da redução de acidentes.

Já o assessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde, Eloi Yanes, declarou que os gastos do Estado com a recuperação de acidentados no trânsito é muito alto, mas não citou valores. Ele disse que as ações educativas têm contribuído para conscientizar os condutores, mas o trabalho tem que ser constante.

Dados das ações de trânsito

O coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Emanuel Costa, apresentou os números das ações de trânsito de janeiro a outubro deste ano na capital e no interior do estado.

10

Segundo ele, já ocorreram 326 ações da Lei Seca compreendendo fiscalização e ação educativa. Nessas ações foram constatas 5.889 infrações de trânsito por diversas irregularidades. Foram realizados 24.278 testes de alcoolemia e 22.288 veículos foram abordados nas ações.

O tenente Emanual Costa disse, ainda, que 399 veículos foram removidos aos pátios de Detran e das Ciretrans e 1.118 CNH’s foram recolhidas ao órgão de trânsito.

Segundo ele, o dado que representa fator extremamente preocupante é com relação ao inabilitados, isto é, condutores que dirigem sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação. Nas 326 ações foram contabilizados 1.377 condutores sem habilitação.

“Nosso trabalho é feito exclusivamente para preservamos a vida e precisamos da contribuição de todos para que os acidentes diminuam em Alagoas”, afirmou Emanuel Costa.

9

De acordo com a analista de trânsito do Detran, Edira Soares, esta foi a segunda blitz educativa da Lei Seca na Praça Luiz Pereira Lima, em Arapiraca, e outras duas aconteceram em empresas do município.

O mototaxista Erlon Charles Barbosa, de 44 anos, foi abordado e fez o teste do bafômetro pela primeira vez. “É muito importante educar a todos nós que trabalhamos e utilizamos o trânsito da cidade”, afirmou ele.

As Secretarias de Saúde também realizaram aferição da pressão arterial às pessoas presentes na praça, além da distribuição de preservativos. A Secretaria Municipal de Saúde foi representada por Fátima Ramalho e Ana.

Já a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Sesau realizou pesquisa do perfil sóciodemográfico dos motociclistas e o uso de substâncias ilícitas por meio da coleta de sangue dos condutores. Alunos do professor Edson Cavalcante, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem) também participaram do evento.

7

Os Moto Clubes Seven e Centuriões do Rei estiveram presentes às ações educativas de trânsito para levarem adiante as informações e conscientizarem os motociclistas sobre a preservação de vidas no trânsito. Em seguida, eles fizeram um passeio pelas ruas da cidade.

A campanha também será realizada nas cidades de Palmeira dos Índios, na próxima quinta-feira (30), na Praça do Skate, Agreste de Alagoas, e na sexta-feira (1º/12), em Santana do Ipanema, na Praça Dr. Adelson, e se encerrará no sábado (2), em Delmiro Gouveia, na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Sertão de Alagoas.