Representantes de blocos de Carnaval discutem criação de liga formalizada
A folia já está marcada em Arapiraca: ela acontecerá no fim do mês de janeiro, 15 dias antes do Carnaval.
Em reunião realizada nesta quarta-feira (8) na Casa da Cultura, os representantes dos blocos carnavalescos anteciparam o debate sobre a formalização de uma liga, a fim de tornar o grupo mais coeso e mais profissional no tocante à busca de parcerias e patrocínios.
Para fazer alguns apontamentos sobre este certame, foi convidado o especialista Zé do Boi, à frente da Liga do Bumba Meu Boi em Maceió há 25 anos. Ele veio da capital exclusivamente para dar esta palestra.
“Desde 1992, a gente prima por fazer algo sério, com um regulamento bem definido e demais documentos oficiais. Recomendo vocês fazerem um estatuto para a criação dessa liga aqui em Arapiraca para a consolidação dessa prévia chamada Folia de Rua. Cada bloco, então, teria a sua diretoria”, pontua Zé do Boi.
Algumas sugestões foram levantadas por alguns participantes sobre a colocação de trios elétricos na avenida, a fim de as bandas de orquestra se apresentarem em cima deles.
Outras pessoas discordaram, caso do presidente do bloco Dona Ciça, Dênio Silva, tornando o debate ainda mais saudável e produtivo. Para ele, isso tiraria a essência e o brilho tradicional do evento que acontece há mais de uma década na cidade com todo mundo no chão. “A criação dessa liga é essencial para Arapiraca e manutenção da tradição”, comenta.
“Esse tipo de encontro possibilita uma visão mais ampla do que estamos querendo paras as prévias carnavalescas de 2018: a intenção é transformar o Folia de Rua na melhor festa de época do interior de Alagoas e isso se faz com diálogo e com união”, diz o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Silvestre Rizzatto.