Prefeitura lança sistema inovador de administração e controle escolar
A prefeitura de Arapiraca, através da secretaria municipal de Educação e Esporte, lançou, nesta quarta-feira (29), no auditório do Planetário, o Sistema para Administração e Controle Escolar (Sislame Web). Inovadora, a plataforma tem como funções a coleta, o armazenamento e processamento de dados relativos à escola, docentes e turmas, bem como a vida escolar de cada aluno.
Destaca-se, ainda, a possibilidade de matrícula online, processo de seleção de vagas na rede para alunos externos. Permitindo que todo processo para aquisição da vaga seja feito via internet. “Vamos eliminar de vez a prática constante de filas nas escolas públicas de Arapiraca, oferecendo assim um processo democrático, transparente e impessoal”, comemorou a secretária de Educação, Mônica Leonia.
Implantado pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade de Juiz de Fora/MG, em parceria com as redes públicas de ensino, o Sislame será implantado em todas as Escolas e Centros de Educação Infantil do município de Arapiraca com o objetivo de modernizar e simplificar o trabalho administrativo e contribuir para a melhoria do trabalho pedagógico.
A secretaria de Educação também fará parte dessa comunicação em tempo real, alcançando assim a meta 7 do Plano Municipal de Educação. “Essa integração estava prevista para 2025, estamos alcançando a meta oito anos antes do planejado”, informou Mônica. “É Arapiraca avançando e acompanhando o ritmo a onda tecnológica, estou muito feliz e satisfeita”, completou a secretária.
Durante o lançamento, o prefeito Rogério Teófilo disse a juventude quer isso, modernização, e que a partir do próximo ano os resultados já serão notórios. “O município precisa se capacitar para atender as exigências do mundo contemporâneo, senão daqui a pouco as crianças vão estar mais na frente que a gente”, brincou, falando sério, o prefeito.
A pretensão da prefeitura é iniciar o procedimento de matriculas online já no ano letivo de 2018.
Implantação
A primeira etapa para implantação do sistema foi através de informações coletadas pelo CAEd junto à secretaria, como configuração mínima do equipamento, realidade de Arapiraca com relação aos níveis oferecidos, descrições das etapas, turnos, áreas de conhecimento, dados das escolas, ou seja, toda a estrutura do município para que seja montado o banco de dados no Centro.
A segunda etapa consistiu no treinamento – dividido em três fases – junto aos técnicos da Secretaria de Educação e Esporte, que atuarão como multiplicados. Agora, são os usuários das unidades escolares que serão treinados, com início das aulas marcado para o dia 04 de dezembro. Logo após o treinamento, os servidores das unidades escolares poderão iniciar os trabalhos no sistema.
Os dados inseridos no sistema pela escola são processados e geram documentos e relatórios que serão utilizados pela secretaria para implementação de políticas públicas educacionais, bem como pelas próprias escolas para várias finalidades, tanto administrativa quanto pedagógica.