10 de novembro de 2017

População é beneficiada com sessões gratuitas de hidroginástica

O bem-estar e a qualidade de vida da população arapiraquense são compromissos firmados e tratados como prioridades pelo prefeito Rogério Teófilo e toda a equipe desde o início da sua gestão.

Com trabalhos humanizados e direcionados aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem trabalhado junto a comunidade sessões de hidroginástica como prática corporal e atividade física.

hidro 4

Fotos: Samuel Alves

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, são diversas as atividades já praticadas em Arapiraca, a exemplo dos grupos de caminhada e alívio da dor, treinos funcionais e exercícios na Academia de Saúde.

“O município está oferecendo diversas práticas corporais e atividades físicas como forma de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhoria na qualidade de vida. Entre as diversas modalidades destacamos a hidroginástica, que é considerado um exercício leve, com baixo impacto e que pode ser praticados pelos mais variados públicos”, destacou a secretária.

Ainda segundo ela, os grupos são coordenados por profissionais do Núcleo de Saúde da Família integradas em cada Unidade de Saúde do município, atrelado a parceria da comunidade e iniciativas privadas da região.

“Atualmente a Prefeitura de Arapiraca oferece esta atividade em três Unidades Básicas de Saúde do município, sendo duas delas na Zona Rural, Batingas e Vila Fernandes, e mais uma na Zona Urbana, no bairro Baixão”, informou Aurélia Fernandes.

“Já se pode observar a interação e a importância da hidroginástica para as praticantes. Uma aula lúdica e com trocas de experiências entre as alunas. Sempre ao início de cada aula temos uma roda de conversas para falarmos sobre assuntos que possam contribuir para a prevenção e a promoção da saúde, e com isso multiplicar informações”, apontou a professora de Educação Física, Thayza Karlla Freire.

As aulas são totalmente dinâmicas e de acordo com os materiais oferecidos, a exemplo de bolas, flutuadores, bexigas e caixa de som. É importante salientar o uso do protetor solar solar, de uma boa alimentação antes das atividades , roupas adequadas e bastante motivação para as práticas.

Para fazer parte dos grupos de hidroginástica, os interessados deverão procurar a UBS de referência e um membro da equipe de Saúde da Família ou do Nasf para que sejam realizadas as avaliações físicas e clínicas necessárias para o inicio da atividade.