16 de novembro de 2017

Capacitação discute importância das notificações relacionadas aos acidentes de trabalho

IMG_3135

Nesta quinta-feira (16) profissionais da atenção básica da Prefeitura de Arapiraca participaram de uma capacitação sobre saúde do trabalhador. O evento, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Cerest, reuniu médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos da área.

A abertura foi prestigiada pela secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, que falou sobre o trabalho realizado pelo município com relação ao cuidado com o trabalhador. Na oportunidade, a enfermeira Sandra Márcia, ministrou palestra apresentando a missão, objetivos e estrutura do Cerest.

Um dado curioso, porém preocupante, foi apresentado na segunda palestra, ministrada pela coordenadora do Cerest Estadual, Gardênia Santana, que abordou a importância da notificação por parte dos municípios.

Segundo ela, de janeiro a outubro deste ano apenas 74 dos 102 municípios notificaram os casos de acidentes de trabalho. “Em Alagoas 28 municípios estão silenciosos e isso é muito preocupante”, frisou.

Entre as principais notificações estão os acidentes graves de trabalho. O setor da construção civil é o campeão, sendo responsável por 12% desse tipo de ocorrência.

Os outros mais comuns são os acidentes com exposição a material biológico, que vitimam principalmente profissionais da área da saúde, a exemplo de enfermeiros, e as disfonias, que consistem na alteração ou enfraquecimento da voz, acometendo geralmente profissionais da voz e professores.