Arapiraca promove “Caminhada Novembro Azul” com usuários do Caps AD
A ação integra a programação do mês, promovida pela prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde
A Campanha Novembro Azul ganhou a Avenida Deputada Ceci Cunha, na manhã desta quarta-feira (27), com a realização da primeira Caminhada do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). O ato foi seguido de café da manhã e roda de conversa sobre saúde do homem e câncer de próstata, foco do movimento.
A ação integra a programação do mês, promovida pela prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo, segundo Sérgio Pinheiro, coordenador Municipal de Saúde do Homem, é alertar a sociedade arapiraquense, em especial, aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do diagnóstico do câncer de próstata.
Caminhada
O ato, que contou com a parceria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), iniciou nas dependências do Caps AD, que fica localizado na avenida onde foi realizada a caminhada, com a entrega de camisetas, orientações e momento de alongamento, realizado com educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Na saída, com balão azul e plaquinha com bigode, simbolizando a campanha Novembro Azul, o aposentado José Venâncio de Souza, 73, se juntou ao grupo e seguiu, animado, ao longo de todo o percurso. “Eu já gosto de acordar cedo e fazer caminhada, mas hoje foi especial, junto com os colegas do Caps. E ainda aprendi sobre doenças do homem”, destacou.
O aposentado é usuário do serviço, que é um dos três centros de Alagoas, especializado em saúde mental, que atende pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. José Venâncio destaca a importância do órgão para o restabelecimento da sua saúde e qualidade da família. “Aqui, eu e meu filho recebemos toda a atenção e cuidados no tratamento do alcoolismo, sem pagar por isso”, afirmou.
Tâmara Ìris, diretora do Caps AD, explica que a caminhada contou com a adesão dos servidores do local, e foi pensada com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a campanha e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de promover a reinserção social das pessoas atendidas pelo órgão. “A proposta do Caps AD é mostrar para a sociedade que é possível a reinserção social dessas pessoas que são marginalizadas por serem dependentes de alguma droga lícita ou ilícita. E, ainda, que esse serviço é ofertado pelo município, através do SUS”, afirmou.
Roda de Conversa
Durante a roda de conversa, ministrada por Sérgio Pinheiro, os usuários ouviram sobre índices da incidência do câncer de próstata, casos e atendimento no município. “A ideia é estimular a população masculina a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde”, completou o coordenador Municipal de Saúde do Homem.
Caps AD “Amor e Esperança”
O Caps AD de Arapiraca assiste, atualmente, a 1.420 usuários, entre homens e mulheres. Segundo Tâmara Ìris, esse número é distribuídos entre internos, semi-internos e os laboratoriais. O atendimento no Caps AD acontece de forma voluntária. O indivíduo deve buscar o serviço acompanhado de um familiar ou responsável, apresentando o cartão do SUS e documentos pessoas.
Após o acolhimento, passa a ser assistido pela equipe disciplinar do centro, que é formada por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, educadores físicos, monitores e artesã.
“Os profissionais do Caps prestam serviço aos usuários e também a seus familiares, seguindo o princípio de reinserção social, por meio do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários”, explicou a diretora do Caps AD.