27 de outubro de 2017

Queda de avião, memória e aventura marcam a história da eterna “Praça da Prefeitura”

Quem percorre as ruas centrais de Arapiraca e atravessa a Praça Luiz Pereira Lima, a eterna “Praça da Prefeitura”, nem desconfia dos mitos e lendas que cercam o local. Inaugurado em 1946, o conjunto de prédios que abrigou por mais de 50 anos a sede do Executivo Municipal foi palco de fatos, no mínimo, curiosos. Reza a lenda que em 1951, um avião monomotor que viajava de Garanhuns para Maceió caiu a 100m da prefeitura, numa plantação de fumo existente próxima à praça.

Sobre o destino dos ocupantes pouco se sabe, apesar de relatos da época darem conta que não houve vítimas fatais. Mas o que podemos afirmar com certeza é que a praça e seu entorno fazem parte da memória histórica e afetiva da cidade, marcando principalmente a vida de quem viveu intensamente sua infância e juventude por lá. Se nos dias de semana o movimento era de adultos entrando e saindo dos prédios públicos, os finais de semana eram pura diversão.

CONFAASede da antiga Prefeitura de Arapiraca, localizada na Praça Luís Pereira Lima

Sede da antiga Prefeitura de Arapiraca, localizada na Praça Luís Pereira Lima

Ah, os finais de semana em Arapiraca durante as décadas de 80 e 90 eram fabulosos, a criançada se divertia e esperava ansiosamente pela chegada do sábado e do domingo, pós-missa, para ir à Praça da Prefeitura correr e brincar no Parque Municipal.

Antes mesmo disso, os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Hugo José Camelo Lima, aguardavam o toque do sino da saída para percorrer o labirinto, subir e descer na gangorra, voar com o auxílio dos balanços e escorregar no mais tradicional brinquedo de lá, o “Cuscuz de Mundiça”.

Câmara Municipal de ArapiracaCoreto do extinto Parque Municipal

Coreto do extinto Parque Municipal

Era muito bom viver naquela época, a memorável banca do Argentino, ainda existente, foi, durante tempos o local mais frequentado por crianças, jovens e adultos. Lá eram encontradas as principais histórias em quadrinho, os álbuns de coleção de figurinhas mais procurados em todo o país, os iô-iôs mais badalados pela juventude e as principais notícias do Brasil e do mundo.

CONFAAVista da Praça para o antigo Cine Triunfo

Vista da Praça para o antigo Cine Plaza

Lá também eram realizados os torneios de xadrez mais disputados de todo o Agreste Alagoano. Eram dezenas de enxadristas disputando intelectualmente o título de melhor jogador da época.

Alí mesmo ao lado da banca de revistas a meninada pegava seus piões, enrolava nas ponteiras e os faziam girar para em seguida pegá-los em suas mãos e escutar o zunir daqueles rodopios. As bolas de gude também garantiam presença no local, e a risca para garantir o primeiro movimento no jogo era disputadíssima, mas a brincadeira nunca deixava de ser alegre e divertida.

Perguntar a qualquer pessoa de Arapiraca o quão era bom frequentar aquela praça é voltar no tempo em que o município, hoje com mais de 200 mil habitantes, era pacato e sereno, é embarcar em uma nostalgia memorável de fotos, músicas e tradições.

Genival SilvaVista de cima, Praça Luís Pereira Lima foi totalmente repaginada

Vista de cima, Praça Luís Pereira Lima foi totalmente repaginada

Como não lembrar da sede do governo municipal? Ela era alí, ao lado da Escola Hugo Lima, onde hoje é o museu historiador Zezito Guedes, local que hoje abriga coleções e exposições dos artistas da colônia arapiraquense, tais como Cícero Brito, Égide Jane, Marcelo Mascaro, Dija, entre outros.

Foi devido a ela que hoje a Praça Luís Pereira Lima recebe a alcunha de “Praça da Prefeitura”.

Centro de todo o conhecimento de Arapiraca, a Biblioteca Municipal Casa da Cultura guardava e guarda os melhores títulos e as memórias de toda a história do município para as pesquisas. Muitos intelectuais fizeram de lá seu refúgio para estudos, e, desta forma, alcançar posições de renome só aqui, mas como em todo o Brasil.

Samuel AlvesIMG_8114

Em todo o seu espaço há um pouco da história do povo arapiraquense. Cada livro, cada mesa e cadeira, e as baias falam por si só o quão importante eles foram na vida dos cidadãos. A brinquedoteca e todo o seu espaço lúdico faz recordar um local que transmitia às crianças todo um reino encantado repleto de sonhos e magias.

Hoje totalmente renovada e modernizada, a Praça Luís Pereira Lima, a Praça da Prefeitura, criou uma nova identidade, mas não deixou de lado aquele sentimento saudosista que volta e meia aquece a memória daqueles que alí passaram momentos inesquecíveis.

Colaboraram com a matéria: Confraria dos Filhos e Amigos de Arapiraca (Confaa) e o coordenador Geral de Comunicação Guilherme Lamenha.