Prefeitura convoca ambulantes para recadastrar barracas para o Dia de Finados
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras (Seduo), está convocando os ambulantes para recadastrar barracas para o Dia de Finados, em 2 de novembro deste ano, no período de 11 a 20 deste mês.
O recadastramento para os ambulantes que pretendem comercializar em frente ao Cemitério Pio XII vai começar na próxima quarta-feira (11) e vai até o dia 20 deste mês de outubro.
Segundo o secretário da Seduo, Daniel Oliveira, o recadastramento está de acordo com o Código de Postura da Lei nº 2,180/2000, referente ao Alvará de Licença e Autorização, e Título XII dos cemitérios.
“É importante que todos os ambulantes que já trabalham no Dia de Finados compareçam à secretaria, no Centro Administrativo, para atualizar o seu cadastro e poder trabalhar de forma legal, comercializando seus produtos”, afirmou Daniel Oliveira.
Organização
Lidiane Paes, responsável pela Mediação de Conflitos da Seduo, explicou que o recadastramento também contribuirá para a organização da distribuição dos ambulantes nos espaços em frente ao Cemitério Pio XII.
Ela informou, ainda, que os espaços serão ocupados de acordo com os produtos comercializados para facilitar o fluxo de pessoas que frequentam o cemitério durante o feriado.
“Os ambulantes que trabalham com flores vão ficar de um lado e do outro os que comercializam velas e outros produtos para que tudo fique organizado e sem tumultuo, proporcionando mais comodidade para a população”, declarou Lidiane Paes.
Celebração
Este ano o Dia de Finados cairá numa quinta-feira, 2 de novembro. A data é celebrada pela Igreja Católica e também pode ser chamada de Dia dos Fiéis Defuntos.
A celebração acontece desde o século II. Alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos.
Já no século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 2 de novembro, uma vez que em 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos. Esta prática acontece há quase dois mil anos.