25 de outubro de 2017

Músicos arapiraquenses aprimoram saberes em oficina instrumental

musica44

A Música é uma das manifestações mais físicas possíveis. Ela invade o ar e as ondas sonoras chegam até nós em forma de comunicação direta.

E, neste último final de semana, os nossos instrumentistas arapiraquenses puderam aprender um pouco mais sobre este universo, dentro do programa Pró-Bandas Alagoas com aulas e oficinas na Casa da Cultura e na Escola de Artes, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o apoio da Prefeitura de Arapiraca e da Federação das Bandas de Música e Fanfarra de Alagoas (Fabamfal).

Segundo o secretário Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SMCLJ), Silvestre Rizzatto, o trabalho realizado teve uma interação imediata com o público. “Após as aulas orientadas pelo grande maestro Luiz Paranhos, os nossos músicos fizeram no domingo uma culminância em plenas ruas do Centro indo até a Praça Municipal Ceci Cunha, no Centro, onde muitas famílias estavam a passeio e puderam presenciar a força da Música pedindo passagem”, diz.

Houve oficinas de clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão. Para o maestro, toda essa movimentação teve o intuito de trazer para o interior do Estrado o estudo musical e o aperfeiçoamento das técnicas instrumentais, tendo como público-alvo os músicos, regentes, produtores culturais, técnicos e gestores de bandas de música e fanfarra sediadas no município.

“A gente agradece todo o apoio dado pelos poderes públicos, tanto por parte do Governo do Estado como pela Prefeitura de Arapiraca. Mais momentos como este devem acontecer, precisam acontecer”, comenta o coordenador do projeto Luiz Paranhos.

O sucesso se deve pelo empenho também dos professores Alfonso Maria Kubina (percussão), Antônio Tarciso Pereira (trombone), Ailton Santos de Almeida (tuba e bombardino), Edvaldo Gomes da Silva (saxofone), Elizaubo W. Santos de Carvalho (clarinete), Jorge Luiz da Hora Pereira (trompete) e Ronnie Peterson da Hora (percussão).

Na próxima segunda-feira (30), Arapiraca faz 93 anos de Emancipação Política e muitos dos alunos que estiveram presentes nas aulas vão levar para as ruas da cidade tudo o que aprenderam nas oficinas, durante o desfile cívico-militar. Um ótimo momento para aprofundar a prática e fazer bonito.