Creches e escolas da zona rural serão contempladas com cisternas
Trinta e três escolas e creches da zona rural de Arapiraca serão beneficiadas com a construção de cisternas de segunda água, que tanto atende o consumo próprio quanto a pequena agricultura e a criação de animais, até o final de 2017. Cada cisterna terá uma capacidade de armazenamento de 52 mil litros de água.
Este é o segundo momento do programa federal Água Para Todos, através do Instituto Terra Viva, em Alagoas. Em uma outra oportunidade, 199 cisternas foram construídas em comunidades rurais da capital do Agreste.
Atualmente, as instituições que não possuem cisternas ficam dependentes de carros pipas. Com o programa, o acesso à água vai ser ampliado, dando autonomia de abastecimento de água às instituições, garantindo o aproveitamento da água da chuva e assegurando a qualidade do produto.
Detalhes do programa foram repassados ao prefeito Rogério Teófilo na sexta-feira (20) pelo representante do Instituto no município, Rui Palmeira Medeiros, pelo coordenador do Programa Água para Todos do Instituto, Pedro Juarez Correia Diniz e pelo diretor, João Itácito.
Ao que tudo indica, as instituições de ensino que já possuem cisternas vão ganhar uma outra, se o espaço para construção for suficiente, dando assim um suporte maior. Sem falar que o programa também dá instruções educacionais, quanto ao uso consciente e a importância da água e dicas para evitar o seu desperdício, aos alunos.
De acordo com Pedro Juarez, cada obra não dura mais que 15 dias, evitando assim transtornos para os profissionais e estudantes. Após uma reunião do Terra Viva com a secretária de Educação, Mônica Pessoa, agendada para esta segunda-feira (23), as escolas serão comunicadas oficialmente.
Além de Arapiraca, o projeto, que em Alagoas é coordenador pelo Governo de Alagoas, vai atender os municípios de Taquarana, Coité do Noia, Traipu, Belo Monte e Batalha.
Autor: Laís Pita