12 de setembro de 2017

Planetário de Arapiraca: uma viagem ao mundo do conhecimento científico

010

Com o objetivo de produzir educação científica e inserir crianças e jovens no mundo da ciência, em especial, na astronomia, o Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca realiza um trabalho de apoio à escola de tempo integral, funcionando como importante apoio no contraturno das aulas.

Uma viagem ao mundo da ciência. Essa é a sensação de quem visita o Planetário, localizado as margens do Lago da Perucaba, que funciona de domingo a domingo recebendo estudantes não só de Arapiraca, como também de todo o Estado.

Nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, o local recebe as escolas do município, com exceção das quintas-feiras, onde o agendamento é feito, exclusivamente, para estudantes de outras cidades. Aos finais de semana o Planetário é aberto ao público em geral, com duas sessões diárias, uma as 14 e outra as 16 horas.

Uma das principais atrações é a cúpula planetária, que tem capacidade para 70 pessoas sentadas. Os vídeos são exibidos através de um projetor de última geração, que mostra a aproximação dos planetas, sistema solar, nebulosas e constelações. A apresentação é feita por professor planetarista na área de ciências (biologia, física ou química).

O acesso ao público ocorre mediante a contribuição de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente é destinado as entidades carentes. O acesso é permitido para crianças acima de 5 anos de idade.

Brinca Ciência

Outro anexo do Planetário é o espaço Brinca Ciência, que consiste num laboratório de Astronomia, utilizado por alunos do ensino fundamental 1 e 2. Lá os estudantes aprendem e desenvolvem, na prática, todos os segredos do universo apresentados na cúpula. De acordo com o diretor do Planetário, Ismael Nunes de Oliveira, o espaço é uma oportunidade dos estudantes aprenderem Astronomia brincando.

DSC01983

Cine Teatro

O Cine Teatro é outro importante espaço disponibilizado a quem visita o Planetário. Com capacidade para 250 pessoas sentadas, é o local onde estudantes aprendem, através de vídeos e palestras, a importância da preservação da natureza, a conservação do patrimônio público, consequências sobre o desperdício da água, energia, entre outros assuntos. “É o local onde formamos o indivíduo nas questões social e ambiental”, frisou Ismael Nunes.

Galeria

No corredor interno do Planetário o visitante tem a oportunidade de visitar a Exposição Valentina, que exibe as mulheres que se destacaram no estudo da Astronomia. No local também há uma exposição fotográfica de nebulosas, além da galeria científica, com as fotos dos principais astrônomos que fizeram história no mundo.

004