21 de setembro de 2017

NutriSUS: Suplementação alimentar garante o desenvolvimento infantil em Arapiraca

IMG_3752

A preocupação da Prefeitura de Arapiraca em potencializar o pleno desenvolvimento infantil, prevenção e o controle das deficiências nutricionais, tem impulsionado o fortalecimento do programa NutriSUS, que acaba de iniciar um novo ciclo no município, beneficiando mais de 5 mil crianças matriculadas nos 27 centros de educação infantil, as chamadas creches.

O programa, criado pelo Ministério da Saúde em parceria com o ministério da Educação, em Arapiraca funciona com o envolvimento das coordenações do Programa de Saúde na Escola (PSE) da Saúde e Educação, a Coordenação Municipal de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica e a participação prioritárias das nutricionistas do NASF. O alvo são crianças na faixa etária dos 6 meses aos 4 anos.

A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó numa das refeições oferecidas diariamente, durante 60 dias, às crianças nas creches. O sachê contém uma suplementação composta por quinze vitaminas e minerais que combatem os mais tipos de deficiências nutricionais, a exemplo da anemia, apontada como um dos determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças.

IMG_3805

No início de cada ciclo, profissionais do NASF realizam uma avaliação antopométrica, que consiste na pesagem e medição da altura das crianças. Ao final é realizada uma reavaliação, onde é observada a evolução individual de cada uma delas. O NASF também realiza palestras com os pais e mães das crianças, além da capacitação com as professoras, no sentido de administrar corretamente a suplementação alimentar, assim como o acompanhamento.

Na manhã desta quarta-feira (20) técnicas da Saúde e Educação fizeram uma visita de inspeção ao Centro de Educação Infantil Geraldo Silva, localizado no Bairro Canafístula. Lá se depararam com crianças bem nutridas, onde constataram que as atividades do programa estavam sendo realizadas de acordo com as orientações recebidas.

Ouça a matéria na integra: