5 de setembro de 2017

Cuidadores dos pacientes do SAD recebem suporte psicológico e social

A carga de responsabilidade é grande. Pensando nisso o Programa Melhor em Casa criou o grupo  terapêutico para o suporte psicológico e social dos cuidadores dos pacientes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-09-05 at 15.18.07

Assim como os pacientes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da secretaria municipal de Saúde, necessitam de acompanhamento intensivo, os cuidadores também precisam de atenção. Cuidar de um paciente acamado em estado grave não é tarefa fácil. A carga de responsabilidade é tanta que a exaustão e o cansaço são perceptíveis, sem falar que quando o desânimo e a angústia bate é importante que eles recebam uma generosa dose de motivação.

Foi justamente pensando no bem-estar dos cuidadores, que o programa federal Melhor em Casa, implantado em Arapiraca há quatro anos, desenvolveu o grupo terapêutico para um suporte psicológico e social . O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (05) na sede do SAD, mas o projeto não acaba por aqui, essas reuniões acontecerão uma vez por mês e soma com as oficinas para procedimentos que acontecem a cada dois meses.

Em sua maioria, os cuidadores são membros da família do paciente, mas qualquer pessoa que queira oferecer carinho e tiver boa vontade está apto a exercer esse trabalho voluntário. A psicológica Lucicleida da Silva Pereira explicou que os 60 pacientes atendidos pelo programa estão em uma condição clínica que os impossibilitam de se locomoverem à Unidade Básica de Saúde.

Lucas FerreiraWhatsApp Image 2017-09-05 at 15.18.12

Esse pacientes são encaminhados ao “Melhor em Casa” na desospitalização, que é quando o próprio hospital dá alta e orienta o acompanhamento pelo SAD; através das Unidades de Saúde ou quando a própria família procura ajuda na sede do Serviço de Atenção Domiciliar, que fica na Rua Santos Dumont, número 146, no bairro Baixão (onde funcionava a antiga UBS).

Cada paciente é atendido por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), por fisioterapeuta, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro, e pela Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap), que conta com assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.

Autor: Laís Pita