11 de setembro de 2017

Com nova metodologia, telecentros vão voltar a funcionar em Arapiraca

Telecentro 1

O município de Arapiraca tem 25 telecentros instalados. Desse total, 21 estão sem funcionamento há anos, dois foram desativados pela própria prefeitura e os equipamentos distribuídos entre outros, um teve os computadores roubados e apenas um funciona adequadamente. Mas, os tempos são outros: um novo modelo será implementado em 2017.

Dez telecentros já foram revitalizados e vão operar como uma extensão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, oferecendo diversos serviços e inclusão digital às comunidades. Tal metodologia foi apresentada na quarta-feira (06) durante reunião com os representantes das localidades que serão atendidas inicialmente.

O critério adotado para a escolha dos telecentros que serão reativados de imediato foram as condições de uso para que se tenha um resultado a curto prazo. “Os telecentros não desenvolvidos neste primeiro momento serão integrados de forma gradativa, de acordo com a segunda etapa do modelo a ser implantado”, explicou a Superintendente de Desenvolvimento Local, Emprego e Renda, Flora Nunes.

Cada espaço vai contar com um instrutor para desenvolver e aplicar palestras e cursos, um técnico de informática para dar assistência e fazer manutenção das máquinas e um estagiário para orientar e acompanhar as ações dos usuários.

Confira quais são os dez primeiros telecentros selecionados:

Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca Rua São Francisco
Brisa do Lago Escola de tempo integral Professora Cleonice Barbosa
Olho d’Água dos Cazuzinhos Rua Virginia Barbosa Leão
Arapiraquinha COAH Praça Antonio Oliveira, Jardim Esperança
Biblioteca Pública Municipal Rua Esperidião Rodrigues
Associação Comunitária Mini e Produtores Rurais da comunidade Pau d’Arco Povoado Pau d’Arco
Vila Fernandes Vila Fernandes
Arapiraquinha Primavera Rua Esperidião Rodrigues
AAPIAR – Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca Rua Estudante José de Oliveira Leite
Arapiraquinha Planalto Arapiraquinha

Ouça a matéria na integra: