Centro de Educação Especializada promove educação inclusiva no município
Atendimento acolhe alunos das escolas municipais de Arapiraca e seus familiares
Jogos interativos ajudam no aprendizado de estudantes de escolas municipais, no CAEE
A inclusão social começa pela educação. É com esse entendimento que Arapiraca abraça o desafio da educação inclusiva. E desenvolve programas e ações para atender professores, alunos e pais, na busca pela garantia dos direitos humanos a`pessoas com necessidades especiais das escolas municipais.
As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), que funciona em salas no Ginásio Municipal Papa João Paulo II, no Parque Ceci Cunha. E atua com uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicopedagogos clínicos.
Equipe multidisciplinar em dia de atendimento no CAEE
O CAEE trabalha em parceria com as escolas municipais, responsáveis por repassar a demanda para o serviço, que é direcionado para atender a necessidade do aluno, para que tenham igualdade de condições no aprendizado. Entre os beneficiados estão os com deficiência de diferentes naturezas, a exemplo da física, intelectual e sensorial.
Girley Araújo Lima, diretora do CAEE, explica que, das 59 escolas municipais, 24 dispõem de atendimento nas próprias unidades de ensino. E que, no ano passado, o centro prestou atendimento a 420 alunos. Além disso, as famílias também são inseridas no processo de socialização, proposto pelo programa de educação inclusiva do município.
Girley Araújo (esquerda), diretora do CAEE, em reunião com equipe pedagógica
“A equipe do CAEE realiza um trabalho de formação continuada para profissionais da educação e programas para alunos e familiares. A ideia é compartilhar responsabilidades. Além disso, desenvolve ações de inserção ao mercado de trabalho e universidade”, destacou a diretora.
Alunas aprendem brincando em sala do CAEE
Ouça a matéria na integra: