25 de setembro de 2017

Arapiraca leva a campanha Setembro Amarelo para o Centro da cidade

O município abraça a campanha de prevenção do suicídio e desenvolve ações em UBS, Centros Especializados e escolas

IMG_4117

“As doenças emocionais devem ser tratadas com o mesmo rigor que as doenças físicas”. O recado, já compartilhado por profissionais da saúde, ganhou ainda mais força durante este mês, quando se realiza a campanha mundial Setembro Amarelo, de conscientização a prevenção do suicídio, com o slogan: Falar é a melhor solução.

A campanha tem o objetivo de alertar a população a respeito do suicídio e as formas de prevenção. Em Arapiraca, a secretaria Municipal da Saúde organizou uma programação para abordar o tema nos Centros especializados, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas. Com palestras, salas de espera e grupos de discussão. Mas nesta segunda-feira (25), optou por levar ações até a praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade.

IMG_4083

“O objetivo foi o de alcançar o máximo de pessoas para se engajar na campanha. Por isso escolhemos a praça e convidamos a coletividade a pensar sobre o tema suicídio. E, ao mesmo tempo, aproveitamos a oportunidade para apresentar os serviços que o município dispõe no campo da saúde mental. Dessa forma, desmistificamos o assunto e encorajamos as pessoas na busca por ajuda”, destacou a psicóloga Cledja Almeida,  coordenadora Municipal da Rede de Atenção Psicossocial e Mental.

IMG_4088

Ação na praça

A programação começou com panfletagem e distribuição de laços de cor amarela, símbolo da campanha. Na sequência, palestra “Suicídio: falar é a melhor prevenção”, ministrada por Cledja Almeida. Logo após, o público do local aceitou o convite do educador físico André Henrique Nascimento para momento de alongamento. Ele destacou a importância da atividade física para a saúde física e mental. As ações desta segunda foram promovidas por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e do CAPS Nise da Silveira.

IMG_4140

Rede de Atenção

De acordo com Cledja Almeida, o município dispõe de uma rede de atenção para a população. Entre os órgão estão as Unidades Básicas de Saúde (UBS),  Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira (CAPS II),  CAPS AD Amor e Esperança e o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

Ouça a matéria na integra: