Arapiraca e o negócio promissor das mudas de hortaliças
O município é referência na produção e comercialização de mudas de hortaliças para a região Nordeste
Processo de produção em estufa de mudas de hortaliças da comunidade Batingas
Arapiraca avança na cultura de hortaliças e já é referência no segmento de produção e comercialização de mudas para a região Nordeste. O município passou da situação de consumidor, até os anos 90, para o de fornecedor, responsável por abastecer grandes centros urbanos. Além de Alagoas, atualmente exporta para os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Os centros de produção de mudas de hortaliças concentram-se na área do “Cinturão verde” do município, que integram 16 comunidades rurais. Com destaque para Flexeiras, Batingas e Bálsamo, que investiram na especialização da atividade, utilizando alta tecnologia no cultivo.
Everaldo Oliveira, proprietário da Semear, acompanha a produção de mudas nas estufas
“A ideia sempre foi a de fornecer produtos de qualidade para o mercado consumidor. Até chegar aqui, o processo foi lento, mas muito gratificante. Além de abastecer Alagoas, que era o sonho inicial, passamos a ser referência para o Nordeste, nesse segmento”, explicou Everaldo de Oliveira, proprietário da Semear Agropecuária, uma das empresas arapiraquenses, com sede em Batingas e extensão em Flexeiras.
Produção
As duas propriedades ocupam uma área que somam 3 hectares. Nelas, são produzidas mais de 100 variedades de hortaliças. Semanalmente, gera cerca de 12 mil e 500 bandejas de mudas. O destaque é o alface, considerado o carro-chefe da produção, com 12 variedades. Os números são um indicativo de que o negócio é promissor. “Além de colocar Arapiraca na rota da produção regional, beneficia o agricultor local”, ressaltou Roberto Amaral, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Plantio de 12 variedades de alface são produzidas em Arapiraca e exportadas para o NE
Somente nessa empresa, que nasceu há 19 anos, são empregados 100 trabalhadores, todos moradores das comunidades onde ela está inserida. “A ideia é mesmo beneficiar os agricultores locais. No início, eu não imaginava que alcançaria esse nível. O projeto é continuar desenvolvendo técnicas para assegurar a qualidade da produção e o crescimento do setor”, destacou Everaldo de Oliveira.
Tecnologia adotada no cultivo das mudas de hortaliças fortalece a economia do município
Incentivo
Ele conta que a ideia de produzir mudas de hortaliças nasceu de uma viagem a Pernambuco, onde, a convite da prefeitura de Arapiraca, conheceu áreas de cultivo e comercialização. “Lá, observando toda o processo da produção, vislumbrei a possibilidade de implantação do negócio e comecei a me especializar. A minha família, na época, se dividia entre as produções de fumo e hortaliças. Atualmente, a segunda opção virou a principal”, completou Everaldo de Oliveira.
Oportunidade
Maria Vani Silva é uma das trabalhadoras da empresa. A história dela é semelhante a de muitos agricultores rurais, que encontraram na cultura das hortaliças a saída para vencer a crise da cadeia produtiva do fumo. Ela comenta que o trabalho na empresa, admitida desde fevereiro, possibilita uma melhor qualidade de vida para ela e sua família.
Atividade propicia qualidade de vida para as famílias da comunidade rural
“Com a cultura das mudas de hortaliças nós trabalhamos o ano inteiro, ao contrário do que acontecia com o plantio de fumo. E com a queda da produção, eu ficava muito tempo em casa, sem ocupação financeira. Além disso, o trabalho aqui, na estufa, acaba sendo mais leve do que com o fumo, sem o cansaço de trabalhar no sol e na chuva, declarou Maria Vani.
Ouça a matéria na integra: