29 de setembro de 2017

Arapiraca convida comunidade surda para cadastramento na web

A ação é uma iniciativa inédita no município e tem o objetivo de avançar no programa de inclusão social

CAS2

Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos. A definição reflete a proposta da atual Administração Municipal, que vem construindo políticas para as pessoas com deficiência. E a ideia do prefeito Rogério Teófilo é avançar. Para isso, a partir de hoje, até o dia 31 de outubro, estará disponibilizando um cadastro socioeducativo para a comunidade surda de Arapiraca, no site da Prefeitura.

A ação é inédita no município e tem o objetivo de construir um banco de dados com  informações sobre as pessoas com surdez assistidas em Arapiraca, a exemplo da identificação do número e dados educacionais.  O procedimento está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Educação e Esporte, por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às pessoas com Surdez  (CAS).

“A ideia do formulário socioeducativo partiu da necessidade do município em dispor de um banco de dados com informações essenciais para mensurar a realidade da comunidade surda de Arapiraca. E, a partir dele, avançar no programa de inclusão social do município”, afirmou Mônica Leônia Pessoa, secretária Municipal de Educação e Esporte.

De acordo com Nadja Barbosa, diretora do CAS, o levantamento será um importante instrumento para o centro. “Atualmente, não temos como precisar o número de surdos e nem as condições socioeducativas deles. Por isso a relevância da realização do cadastro. Vale ressaltar que o sucesso dessa ação depende da participação deles no preenchimento dos dados”, explicou a diretora.

O CAS funciona no Ginásio Municipal Papa João Paulo II, no Parque Ceci Cunha. Para informações:  (82) 99992-6621 / 99949-4384

Ouça a matéria na integra: