28 de setembro de 2017

Arapiraca comemora Dia Mundial do Turismo com desenvolvimento e geração de renda

Nessa quarta-feira (27) foi celebrado o Dia Mundial do Turismo e o município de Arapiraca tem muito o que comemorar. Só no mês de setembro Arapiraca promoveu dois grandes eventos de turismo de negócios: o Feirão do Centro Novo e a Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper). Juntos, eles injetaram cerca de R$ 32 milhões na economia local e foram responsáveis pela ocupação de 95% da rede hoteleira.

Breno AiranFeirão do Centro Novo aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro deste ano.

Feirão do Centro Novo aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro deste ano.

Os números justificam a posição do município no Mapa do Turismo Brasileiro: categoria B. Em Alagoas, apenas outras 10 cidades aparecem nas primeiras colocações e são elas, junto com a capital do Agreste, que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais do Estado.

De acordo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, a classificação é o fator predominante para a captação de recursos financeiros, oriundos do Ministério do Turismo. Sendo assim, quanto melhor a classificação, mais recursos chegam para investimento local.

Desde o começo da gestão Arapiraca Cuida de Mim, Barreto deixou claro o potencial de Arapiraca para o turismo de negócios e que adotaria o segmento como estratégia de desenvolvimento, norteando a definição de políticas públicas para o setor.

Tanto que a Fesuper, que há 16 anos acontecia em Maceió, foi uma aposta certeira da gestão do prefeito Rogério Teófilo: 61 estandes, 166 empresas com 559 expositores e público rotativo de 6.466 pessoas durante o período.

Lucas Ferreira Secretário Ricardo Barreto.

Secretário Ricardo Barreto.

Não o bastante, Arapiraca cadastrou hotéis de Arapiraca no maior portal de reservas do mundo; participou da maior feira de equipamentos para meios de hospedagens, bares e restaurantes do país; trouxe 25 guias de turismo de Alagoas para conhecer os atrativos de Arapiraca; realizou mais de 1200 pré-matrículas no Pronatec Voluntário; e firmou parceria com o projeto Destinos Turísticos Inteligentes do Sebrae.

Mas não para por aí, entre janeiro e fevereiro de 2018 terá início a construção do primeiro Centro de Convenções de Arapiraca. Sem falar na revitalização e modernização do Centro Novo com a tão sonhada escada rolante. O parque de exposições e a reforma do mercado público municipal também são projetos já garantidos.

Ouça a matéria na integra: