13 de setembro de 2017

Acadêmicos levam conhecimento a usuários e servidores do Centro Administrativo

IMG_2461

Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pertencentes ao Projeto de Extensão Territorial (PET) Gradua SUS, esteve na manhã desta quarta-feira (13) no hall de entrada do Centro Administrativo de Arapiraca, onde levaram conhecimentos aos servidores e usuários.

Enquanto os estudantes de Ciências Biológicas levaram informações sobre plantas medicinais, propriedades e o correto preparo dos chás, além do controle e cuidados com as pragas urbanas, o outro grupo, formado por acadêmicos de enfermagem, orientou o público sobre a importância do aleitamento materno, alimentação e controle da pressão arterial.

IMG_2490

Quem também visitou o estande foi a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, que falou sobre a importância do projeto para o município. “A Prefeitura de Arapiraca, que tem um prefeito professor universitário, não tem medido esforços no sentido de apoiar o PET, que proporciona aos futuros profissionais da área de saúde colocarem em prática tudo aquilo o que aprendem em sala de aula. Quem sai ganhando é a população, que terá profissionais cada vez mais capacitados”, frisou.

Sob a coordenação de Aruska Magalhães, em Arapiraca o PET é desenvolvido em seis cursos específicos da área: Serviço Social, Psicologia, Ciências Biológicas, Medicina, Educação Física e Enfermagem. Cada curso tem um preceptor, que é selecionado mediante processo seletivo pela Secretaria Municipal de Saúde.

A cada dois anos uma nova turma é formada no PET, cuja finalização consiste na construção de uma cartilha, que será apoiada pela Prefeitura de Arapiraca.

Ouça a matéria na integra: