24 de agosto de 2017

UBS do Canaã realiza busca ativa de casos de tuberculose

Equipes da Secretaria Municipal da Saúde realizam a busca ativa com visitas domiciliar

IMG_8587

Fotos: Samuel Alves

Equipe da Secretaria Municipal da Saúde em ação de busca ativa de tuberculose

Busca ativa de casos de tuberculose foi realizada nesta quinta-feira (24), no Canaã, zona rural de Arapiraca. A ação foi uma iniciativa da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade, em parceria com o Centro de Referência Integrado de Arapiraca(CRIA), que levou informações e exames à população, em visitas domiciliares.

A estratégia é uma das formas de enfrentamento  da doença, adotada pela Secretaria Municipal da Saúde. Neste primeiro momento, a ação aconteceu em duas microrregiões de abrangência da unidade Canaã, que engloba 12 comunidades, e  contou com a participação de equipes da UBS e do CRIA, com profissionais  de enfermagem, agentes de saúde e técnica de laboratório.

IMG_8609

Enfermeiras levam informações e material para realização do exame baciloscopia de escarro

Walcélia Oliveira, enfermeira do setor de tuberculose do CRIA, explica que a busca ativa  tem o objetivo de identificar casos da doença. Para isso, realiza o exame de baciloscopia de escarro, que nesta ação identificou 25 casos sintomáticos. “O papel da equipe foi o de visitar as residências em busca de casos sintomáticos respiratórios. Quando encontrados, convidamos a fazer o exame, no próprio local. Também alertamos  para os sintomas da doença e tratamento, importantes no processo de cura”, completou.

IMG_8623

Moradora do Canaã recebe equipe da saúde em sua residência

O resultado do exame será entregue na UBS, no prazo de oito dias. Para casos com diagnóstico positivo, a própria unidade  inicia o tratamento. E, no caso de complicações, o paciente será encaminhado para o atendimento no Centro de Referência Integrado de Arapiraca, que conta com equipe multidisciplinar de combate à doença.

IMG_8598

Profissionais da UBS Canaã e do Centro de Referência Integrado de Arapiraca em ação conjunta

Entenda a tuberculose

O que é – uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, tais como os ossos, rins e pleura ( membrana que envolve os pulmões)

Como se pega – a tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias, que podem  ser aspiradas por outras pessoas. Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.

Identificação – quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose.

Prevenção – ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença. Luz solar e ventilação ajudam a prevenir. A vacina BCG, recomendada para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Tratamento – após o diagnóstico da Unidade Básica de Saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes  e por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames.

Atendimento – nas Unidades Básicas de Saúde.