17 de agosto de 2017

Prefeitura incentiva trabalho dos catadores de materiais recicláveis

As secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Assistência Social e Meio Ambiente montaram um grupo de trabalho permanente para desenvolver um projeto que gere renda para os catadores de materiais recicláveis, abandonados no final de 2016 com o fechamento do lixão da cidade de Arapiraca.

Para dar o pontapé inicial, quatro instituições de Arapiraca, a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), a ONG Casa de Caridade, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Mangabeira (Ascamam) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Povoado Mangabeira (Ascmarpom) foram até a cidade de Maceió, nessa quinta-feira (16), conhecer o modelo de gestão da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).

WhatsApp Image 2017-08-16 at 14.40.27

Animados, os catadores conheceram um projeto de catação definido, que gera renda para os cooperados, com maquinário adequado e boas práticas. Os trabalhadores perceberam que a prefeitura de Arapiraca está envolvida no fortalecimento e que não se manifestou antes por estar analisando a melhor maneira de contribuir.

Os servidores municipais que acompanharam a visita explicaram que estão mapeando os projetos e recursos que possam servir para os catadores que, vale ressaltar, querem permanecer catando resíduo sólido, sendo assim o papel da prefeitura é justamente organizar esse trabalho, que sempre foi feito de maneira desordenada, e gerar renda para os mesmos.

WhatsApp Image 2017-08-16 at 14.40.22

Ouça esta matéria na íntegra:

Autor: Laís Pita