Médicos da Atenção Básica se reúnem para debater melhorias no atendimento
Médicos da rede municipal de saúde de Arapiraca participaram, na tarde desta quarta-feira (30), do I Forum de Debates da Atenção Integral a Saúde, evento realizado no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA).
O Telesaúde e a Educação Permanente foram os principais assuntos discutidos durante o evento, que foi aberto oficialmente pela secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes. Na oportunidade, a gestora reforçou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da saúde. “Essa é mais uma oportunidade de buscarmos caminhos que possam proporcionar uma saúde com mais digna e com mais qualidade à população”, frisou Aurélia.
Ainda durante o fórum foi formada uma mesa redonda composta por um moderador, neurologista, cardiologista, endocrinologista e um médico da família e comunidade, que avaliaram a apresentação de o caso clínico de um paciente hipertenso, diabético, AVC e com quadro inicial de cefaléia acompanhado numa Unidade Básica de Saúde.
Em seguida foi aberto um debate de discussões envolvendo temas como: atendimento à demanda espontânea, longitudinalidade, critérios de encaminhamento (hospital, SAD, Telesaúde), necessidade de acompanhamento com exames complementares, referência e contrarreferência e rede de assistência à saúde.