16 de agosto de 2017

Leite materno salva vidas de bebês prematuros

O mês de agosto representa a campanha nacional Agosto Dourado, dedicada ao aleitamento materno. O leite é o principal alimento no início da vida de um ser humano e salva vidas, principalmente a dos bebês prematuros. Daí a importância de estoque no Banco de Leite para atender a demanda da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.

Para esclarecer, bebês prematuros são aqueles que nascem com menos de 37 semanas, peso abaixo da média, geralmente com menos de 1,2kg, e desconforto respiratório. Ao nascer, eles não podem mamar no seio e durante o internamento o alimento é recebido por eles através de uma sonda.

“O leite materno é fundamental para que o prematuro ganhe peso mais rápido, se proteja contra infecções na própria UTI e fique menos tempo longe da mãe”, explicou o médico pediatra e chefe da neonatal do Hospital Regional, Cleíldo Torres.

Lucas FerreiraWhatsApp Image 2017-08-15 at 15.05.19

Experiência própria

Mércia Vieira de Farias, 29 anos, está na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Canguru com a sua segunda filha, a Maria Júlia, que nasceu com 33 semanas. Ela não é mãe de primeira viagem, já tem outra menina, a Maria Cecília, que tem quatro anos, mas disse que com a segunda gestação aprendeu muita coisa que não sabia.

“Eu chorei bastante, pois não esperava que meu bebê fosse nascer prematuro, mas hoje eu transformei essa dor em força e sei que o leite é ouro, é a coisa mais importante e por isso peço, por experiência própria, que se você tem o suficiente para o seu filho, doe o excesso e salve vidas”, pediu a mãe.

WhatsApp Image 2017-08-15 at 15.05.15

Inclusive, Cleíldo explicou que caso a mãe não esvazie o volume da mama, ela pode ter problemas, como mastite, que é uma inflamação nos seios, febre, entre outras complicações. Já a mãe de um bebê prematuro, como não teve o estímulo da criança, o leite sai em menor quantidade, mas o colostro está garantido. Ele é secretado nos seis primeiros dias pós-parto, é riquíssimo e pode ser doado.

O médico também pediu que a doação não caia no esquecimento, visto que todos os dias nascem bebês que precisam de leite materno, e que por mais que exista uma alternativa, que é uma fórmula, ela não é tão rica de nutrientes quanto.

Além disso, o Hospital não atende apenas o município de Arapiraca, mas toda a região, e para melhorar a logística e não desperdiçar nenhum milímetro de leite, o local agora possui uma sala própria de ordenha.
Cleíldo comemorou o avanço e espera que o espaço seja intensamente aproveitado.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-08-16 at 16.45.46

Ouça esta matéria na íntegra: