2 de agosto de 2017

Grupo terapêutico “Alívio da Dor” é a solução para doenças crônicas

Se você está com uma dor chata de coluna, com sintomas de depressão, sem querer sair de casa, sofre de hipertensão, diabetes, ou qualquer outra doença crônica e não sabe como melhorar o corpo e preparar a sua cabeça para lidar com tal enfermidade, a solução pode ser o grupo terapêutico “Alívio da Dor”. Ele faz parte do programa Academia de Saúde, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Arapiraca através da Secretaria de Saúde.

WhatsApp Image 2017-07-31 at 21.27.13

No município existem dois polos em pleno funcionamento – um no Verdes Campos, outro na Perucaba – dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Estes espaços se caracterizam como ponto de atenção à saúde no território, complementando o cuidado integral e fortalecendo as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações, como a Estratégia de Saúde da Família (ESF), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Vigilância em Saúde.

A coordenadora das Academias de Saúde de Arapiraca e professora de educação física, Rafaela Nóbrega, comentou que além do bem-estar físico, ela percebe que a convivência com outras pessoas, o social, trás benefícios grandes no campo psicológico que acaba refletindo no físico.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-31 at 21.27.12

Para participar do grupo “Alívio da Dor”, os usuários devem ser encaminhados pelos profissionais da Unidade de Saúde na qual o mesmo é cadastrado. Durante a aula, que dura cerca de 1h, sendo 40min para exercícios físicos e 20 para promoção e prevenção de saúde, os pacientes realizam alongamentos, atividades de correção postural, exercícios de fortalecimento funcional, treinos de equilíbrio e coordenação motora.

Adilson Teixeira da Silva, 57 anos, chegou na academia por indicação de amigos. As dores na coluna perseguiam Adilson, e desde que começou a participar do grupo, há mais de um ano, elas melhoraram. Ele é um dos poucos pacientes homens e deu o recado. “Vocês homens deixem de carrancismo porque cuidar da saúde não é besteira, é coisa séria. Eu mesmo não sou tão jovem assim para ficar parado, e você?”, questionou.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-31 at 21.27.14

Ouça esta matéria na íntegra:

 

Serviço:

Perucaba – Academia Professor Cícero Santos

Grupos de Alívio da Dor sob orientação do Fisioterapeuta:

Segunda-feira: das 14 às 16h.

Quarta-feira: das 10 às 11h.

Verdes Campos – Academia Ricardo Amorim

Grupos de Alívio da Dor sob orientação do Fisioterapeuta:

Segunda-feira – 16 às 17h

Terça-feira – das 15 às 16h

Quinta-feira – das 15 às 16h

Sexta-feira – das 16 às 17h

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-31 at 21.27.12

Autor: Laís Pita