22 de agosto de 2017

Conselho Educacional atua na administração, pedagogia e finanças da escola

Toda escola da rede pública municipal de Arapiraca tem um Conselho formado por 12 a 16 pessoas – a depender da comunidade – que representa os diversos segmentos da comunidade educacional: profissionais, professores, pais e alunos. O trabalho é voluntário e o órgão colegiado atua na parte pedagógica, financeira e administrativa das instituições.

A pedagoga e responsável pela formação dos Conselhos Educacionais, Valdirene Lopes, ao ser questionada sobre o papel do órgão, explicou que os documentos macros de uma escola, que são o projeto político pedagógico e o regimento, são avaliados e aprovados ou não pelo Conselho, bem como o calendário escolar e a gerência dos recursos. A indisciplina dentro da escola também é um assunto abordado pelos conselheiros. “Vale ressaltar que um Conselho é independente do outro. O que é aplicado em um não necessariamente vale para os demais”, esclareceu Valdirene.

Lucas Ferreira Valdirene Lopes, pedagoga.

Valdirene Lopes, pedagoga.

Por entender que os conselheiros só atuam com conhecimento e que suas discussões precisam ser fortalecidas, a secretaria municipal de Educação e Esporte promove, anualmente, uma formação continuada durante todo o ano letivo. Este ano a capacitação teve início nesta terça-feira (22) com o módulo “organização e funcionamento do Conselho”.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-08-22 at 16.14.35

Em outubro a capacitação terá continuidade e abordará o tema “recursos financeiros”. A secretaria de Educação também apoia os Conselhos no que se refere à assessoria jurídica.

Ouça esta matéria na íntegra:

Autor: Laís Pita