21 de agosto de 2017

Chuva acima da média transforma Agricultura no investimento mais promissor de Arapiraca

agricultura

Considerado acima da média, o volume de chuva que caiu em Arapiraca no período entre 1º de janeiro e 20 de agosto deste ano deve transformar a Agricultura no investimento mais promissor do município.

Somente nesse período os pluviômetros registraram 888,25mm de chuvas em Arapiraca, praticamente igualando a média histórica acumulada dos últimos 46 anos que é de 892,71mm. Como ainda restam quatro meses até o final do ano, a média deve ser superada, assim como ocorreu em 2007, quando foram registrados 1.444mm. Lembrando que um milímetro de chuva equivale a 1 litro de água acumulada sobre uma superfície de área igual a um metro quadrado.

O alto volume de chuvas fez com que o lençol freático iniciasse um processo de recuperação, após seis anos de forte estiagem. A agricultura, principalmente o setor de hortaliças, será um dos mais beneficiados, uma vez que a irrigação depende exclusivamente dos poços artesianos e cacimbas.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca, Roberto Amaral, todas as barragens do município de Arapiraca estão cheias e sangrando e, segundo as previsões, essa peculiaridade climática deverá se estender pelos próximos três anos.

“Estamos entrando num ciclo climático bom, que deverá ser fundamental para a pujança do setor. A agricultura, certamente, será o melhor investimento dos próximos anos”, assegurou o secretário.