25 de agosto de 2017

Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca é destaque no interior do Estado

Atualmente, Cemfra possui 115 pacientes cadastrados e beneficiados com as bolsas de colostomia.

WhatsApp Image 2017-08-25 at 12.52.46

O Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra) é o único Centro Especializado em Reabilitação (CER) da segunda microrregião de Saúde – que engloba 46 municípios – que dispensa bolsas para estomas intestinais. Na prática, 115 pacientes que não conseguem fazer o excremento fecal naturalmente, ou por ter sofrido um acidente ou câncer de intestino, por exemplo, recebem as bolsas de colostomia do Cemfra para eliminação das fezes.

Esse é um dos serviços que estão sendo apresentados durante a II Exposição das Atividades Desenvolvidas nos Centros Especializados em Reabilitação, que acontece no Maceió Shopping desde quinta-feira (24). O evento faz parte da comemoração a Semana da Pessoa com Deficiência, celebrada nacionalmente na última semana do mês de agosto.

Participam da mostra, que seguirá até às 22h desta sexta (25), os municípios que possuem CER, são eles: Arapiraca, Maceió, Penedo e Santana do Ipanema. A coordenadora da Rede Cuidados à Pessoa com Deficiência de Arapiraca e assistente social, Andrezza Costa, explicou que a iniciativa é da Secretaria Estadual de Saúde, e que além do Cemfra, também representam Arapiraca na Exposição, a Pestalozzi, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Complexo Multidisciplinar Tarcizo Sampaio Freire e a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais (Adfima).

WhatsApp Image 2017-08-25 at 12.52.47

Durante o dia, apresentações culturais estão sendo realizadas pelas crianças e adolescente atendidos nas instituições para o público presente, além de palestras sobre o tema em destaque.

Ouça esta matéria na íntegra:

Autor: Laís Pita