Candidatos participam da última etapa de seleção para o “Viva Inquérito 2017”
Capacitação e avaliação encerram a fase de seleção para Arapiraca é uma das cidades
Nesta sexta-feira (25), os candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo para participar da pesquisa Vigilância de Violências e Acidentes em Serviço Sentinela, o Viva Inquérito 2017, participam de capacitação e avaliação, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca. As atividades integram a segunda e última fase da seleção, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).
O “Viva Inquérito” é uma pesquisa implantada em 2006 pelo Ministério da Saúde e tem a finalidade de analisar a tendência das violências e acidentes, assim como descrever o perfil das vítimas de violência (interpessoais ou autoprovocadas) e dos tipos de acidentes (trânsito, quedas, queimaduras) atendidos em unidades de urgência e emergência do município.
A edição 2017 da pesquisa será realizada de 1° a 30 de setembro, no Hospital de Emergência Daniel Houly. Larissa Pinto, coordenadora Municipal DANT e responsável pela pesquisa “Viva Inquérito”, afirma que esta será a primeira vez da participação na pesquisa, que tem periodicidade trienal. E que o município integra a lista das 14 cidades brasileiras credenciadas. Além delas, também participam as 26 capitais e o Distrito Federal.
Processo Seletivo
A coordenadora explica que as inscrições para a seleção foram abertas para estudantes universitários dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Medicina. “Registramos 38 inscritos, sendo 20 selecionados para esta segunda fase. No final, após entrevista, capacitação e avaliação, selecionaremos 10 estudantes. O resultado será divulgado na próximo dia 30”, ressaltou Larissa Pinto.