Arapiraca sedia etapa preparatória para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde
A cidade recebeu representantes dos 46 municípios que integram a II Macrorregião, nesta quarta-feira (16), no CRIA.
Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde, em mesa de abertura do evento.
Arapiraca sedia etapa da II Macrorregional, que integra 46 municípios alagoanos, nesta quarta- feira(16), no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA). O evento, promovido pelo Conselho Estadual da Saúde, é uma preparação para a I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
O evento foi aberto à participação de gestores, usuários, trabalhadores, representantes de movimentos sociais, ONG’s, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública. “O propósito é uma discussão coletiva de propostas e diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, que deve ser apresentada na 1ª Conferência Nacional, que vai ocorrer de 21 a 24 de novembro, em Brasília”, explicou Jesonias da Silva, presidente do Conselho Estadual da Saúde.
Presidente do Conselho Estadual da Saúde, Jesonias da Silva, abre a reunião da II Macrorregional
Dentro da programação: leitura e apreciação do regulamento; debate; elaboração de propostas; eleição de 192 delegados da II Macrorregião, sendo 24 de Arapiraca; e mesa redonda “Vigilância em saúde: Direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”, tema da Conferência Nacional. Entre os debatedores, Aglaí Tojal, superintendente Municipal de Vigilância em Saúde de Arapiraca.
Público comparece ao chamado para construção coletiva do plano de Política em Vigilância da Saúde.
A proposta da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde também é debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. “Com a conferência, abre-se um importante espaço de discussão para debater a nossa realidade e o que queremos angariar como melhorias e prioridades para o nosso SUS”, declarou Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde.
Secretária Municipal da Saúde comemora participação dos municípios na reunião em Arapiraca.
Ouça matéria na íntegra: