Arapiraca realiza reunião ampliada para Conferência Nacional de Vigilância em Saúde
Durante toda a manhã desta quarta-feira (9), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), a I Reunião Ampliada de Preparação para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.
Contando com a presença da sociedade civil organizada, membros do Conselho Municipal de Saúde, técnicos da SMS, parlamentares da Câmara de Vereados de Arapiraca e estudantes universitários, o evento buscou o debate para a construção de uma política nacional de Vigilância em Saúde, a fim de buscar o fortalecimento do SUS.
O tema explorado pelos participantes foi “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, dentro dessa vertente foram englobados os seguintes subeixos: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde; Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde, e Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.
“A vigilância cuida das práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Ela norteia a saúde pública. Hoje pudemos debater a nossa realidade e o que queremos angariar como melhorias e prioridades para o nosso SUS”, declarou a secretária Aurélia Fernandes.
A superintendente Municipal de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal, informou ainda que durante a reunião desta manhã foram eleitos os delegados que representarão o município na reunião da II Macrorregião que acontecerá no dia 16 de agosto, quarta-feira, no auditório do Cria, em Arapiraca.
Ainda segundo ela, na reunião da próxima semana serão eleitos os delegados que representará a II Macrorregião na Conferência Estadual de Vigilância em Saúde que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, na capital alagoana.
Autor: William Rocha