Técnicos agrícolas são apresentados a nova metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural
Secretaria de Agricultura apresenta planejamento e execução do PAA no Município para 2017
A nova metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi apresentada na manhã desta segunda-feira (3), no auditório da Escola de Governo Municipal, para técnicos agrícolas da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Arapiraca.
Na reunião, Roberto Amaral, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, e sua equipe, destacou o planejamento e execução do PAA para 2017, baseado na redução do recurso liberado pelo Governo Federal para este ano, que é destinado a 200 pequenos produtores rurais do município.
De acordo com o secretário, em 2016 o valor destinado ao PAA foi de 1 milhão e 700 mil reais. Já para 2017, o recurso foi reduzido para 1 milhão e 200 mil reais. “A redução do valor nos leva a adotar nova metodologia, baseada no compromisso da atual Administração Municipal com o fortalecimento da agricultura familiar”, explicou Roberto Amaral.
O secretário destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos técnicos agrícolas e a responsabilidade no processo seletivo dos 200 produtores rurais que passam a ser beneficiados com o PAA no Município. “Seguindo a conduta do prefeito Rogério Teófilo, em administrar com transparência, também realizaremos um processo honrado e criterioso para a participação do PAA”, destacou Roberto Amaral.
PAA – Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação do Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Autor: Ana Cavalcante