6 de julho de 2017

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo pretende implantar projeto turístico de Gramado em Arapiraca

Durante esta semana, o gestor esteve na cidade gaúcha em reuniões com a secretária de Turismo de Gramado, Rúbia Frizzo

WhatsApp Image 2017-07-06 at 17.04.41

Nessa quarta-feira (05), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Barreto, esteve no Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de Gramado, para conhecer o que a prefeitura tem feito para fortalecer o turismo de negócios e eventos na cidade. O gestor foi recepcionado pela secretária de Turismo, Rúbia Frizzo.

Ao acabar a visita, o secretário e sua equipe concluíram que o turismo de negócio de Arapiraca deve ser fortalecido através de uma parceria público privada e um calendário fixo de eventos de negócios precisa ser desenvolvido.

“É importante que o turismo de negócios seja complementado com lazer e entretenimento para que o turista possa movimentar a economia da cidade durante sua permanência”, afirmou Ricardo Barreto.

É com esse pensamento que a Secretaria vai trabalhar durante os próximos quatro anos. Inclusive, projetos nesse sentido já estão sendo viabilizados.

Como foi a visita

Atualmente, 60% dos turistas da cidade gaúcha visita entre junho e dezembro e os outros 40% vão até Gramado entre os meses de janeiro a maio. Esse resultado acontece devido ao Natal Luz e aos 300 eventos de negócios promovidos.

O secretário conheceu a estratégia e o modelo de governança que foi construído para o Natal Luz através da Gramado Tour – responsável pela realização dos grandes eventos da cidade. Além do Natal Luz e outros eventos de grande porte, esta autarquia também administra o Centro de Exposição e Congressos de Gramado.

Também foi apresentada a maneira como a Secretaria de Turismo de Gramado se relaciona com os pontos de cultura, desde a captação de recursos junto ao Governo Federal até a estratégia de transformação destes pontos em produto turístico.

Por fim, os secretários conversaram sobre o apoio do Ministro Marx Beltrão às cidades para a execução de projetos em prol do fortalecimento do turismo, como por exemplo o Centro de Convenções de Arapiraca.

Autor: Laís Pita